Por: JCS

Yuli Edelstein, Ministro da Saúde de Israel, afirmou hoje que o pais já está oferecendo vacinas contra a covid-19 a qualquer cidadão com mais de 16 anos.

“A partir desta manhã, qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ser vacinada. Aproveite a oportunidade que quase nenhum país do mundo tem (…) Venham em massa, esta é a única maneira de vencermos o coronavírus”, escreveu em seu perfil oficial do Twitter.

Realmente, a campanha de vacinação contra a covid-19 em Israel está muito mais avançada em relação aos outros países no mundo:

Conforme os dados do Ministério da Saúde, 3.3 milhões de pessoas já foram vacinadas – o país tem aproximadamente 9 milhões de habitantes. Deste montante, 1.9 milhão de pessoas já recebeu a segunda dose.

capa oficial - Israel inicia vacina em massa de todos os cidadãos acima de 16 anos contra Covid-19

Desde o final de janeiro, o governo começou a vacinar os estudantes de 16 a 18 anos por conta da volta às aulas e do início dos vestibulares. Esta medida está sendo muito polêmica por causa da vacina não ter pesquisas na fase 3 com resultados para menores de 18 anos. Mesmo assim, a vacina foi estendida a qualquer pessoa.

Hezi Levy, diretor geral do Ministério da Saúde, afirmou a uma rádio local que ainda não existem muitas informações da imunizante com os jovens, contudo, os possíveis efeitos colaterais serão inferiores às vantagens da vacinação. “Esta vacina não é diferente das vacinas contra outras doenças virais”, afirmou Levy. “E já foi testada com sucesso”.

O programa de vacinação do pais está adiantado e mostrando resultados positivos na redução dos números de infectados por covid-19 e, principalmente, no total de hospitalizações pela doença na faixa acima dos 60 anos. Israel ainda segue em lockdown.

No começo de janeiro, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, comunicou que chegou a um bom acordo com a farmacêutica Pfizer, permitindo que todos os cidadãos acima de 16 anos sejam vacinados contra a covid-19 até o fim de março.

Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, Israel já registrou 672.324 casos de infecção da covid-19 e 4.975 óbitos por conta da doença.

4jan2021 profissional da saude aplica vacina contra covid 19 da pfizerbiontech em jovem na cidade hod hasharon em israel 1612457991251 v2 900x506 - Israel inicia vacina em massa de todos os cidadãos acima de 16 anos contra Covid-19
4.jan.2021 – Profissional da saúde aplica vacina contra covid-19 da Pfizer/BioNtech em jovem na cidade Hod HaSharon, em Israel

Com informações: UOL

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS