Por: José Carlos Santos

Holanda surpreende o mundo com um projeto ambicioso: Construir a primeira usina de energia solar flutuante do mundo, uma iniciativa de altíssima tecnologia sustentável a favor do meio ambiente, pois aumentará sensivelmente sua capacidade de energia limpa.

Zon-Op-Zee é o nome de batismo do projeto (“Sol no Mar”, tradução livre), esta usina flutuante será completamente montada e construída sobre o mar. China e Reino Unido já construíram usinas flutuantes solares sobre a água, porém, em lagos e apenas com fins acadêmicos.

Com previsão de entrega para 2022, sua construção durará em média 3 anos. Tal projeto é uma parceria bem sucedida entre o Governo de Amsterdã, iniciativa privada, centros de pesquisa especializados da Holanda e da União Europeia.

Holanda 2 - Holanda construirá a primeira e inovadora usina de energia solar flutuante do mundo

Holanda 3 - Holanda construirá a primeira e inovadora usina de energia solar flutuante do mundo

Conforme Allan Van Hoeken, da Oceans of Energy, empresa construtora de usinas de energia renovável, este projeto contará com aproximadamente 2.5 mil metros quadrados de painéis solares até o ano de 2022.

O interessante é que o desempenho dos painéis flutuantes serão até 15% maior e mais eficientes que os painéis que operam em terra firme.

Holanda 4 - Holanda construirá a primeira e inovadora usina de energia solar flutuante do mundo

A idealizadora técnica do projeto tem sido a Universidade de Utrecht, responsável pelo embasamento cientifico de todos os processos de operações da futura usina solar.

A universidade fez parceria com especialistas em ecologia marinha, que além de endossar a viabilidade do projeto, agora monitoram e avaliam os impactos ambientais de uma usina de tamanha envergadura em alto mar.

Holanda 5 - Holanda construirá a primeira e inovadora usina de energia solar flutuante do mundo

Parabéns ao governo e ao estudo científico da universidade por criar uma forma de energia limpa.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS