Por: JCS

O teste terá que ser feito no máximo em 72h antes do embarque no voo. A lei entrará em vigor a partir do dia 30 de dezembro, período de forte movimento devido férias escolares.

Os passageiros que pretendem voltar ao Brasil e os estrangeiros em viagem, terão que apresentar, no embarque, um teste RT-PCR negativo para covid-19, feito no máximo em 72 horas antes de embarcar no voo, conforme a portaria publicada na última quinta-feira 17.

Paralelo ao exame negativo, os passageiros serão obrigados a preencher uma Declaração de Saúde em que concordam com as medidas e cuidados sanitários que deverão ser cumpridas durante o período em que permanecerem no Brasil. Esta portaria, entretanto, não definiu ainda quais são essas medidas.

capa oficial - Governo começará a exigir teste de covid-19 negativo para poder entrar no país
O decreto entrará em vigor a partir do dia 30 de dezembro, época de pico de viagens por conta das férias escolares no Brasil e época em que aumentam a procura mor viagens ao exterior.

Esta medida foi colocada na renovação das restrições de entrada de estrangeiros no Brasil, e é reeditada de tempos em tempos desde o início da pandemia da covid-19.

Ficando claro que a medida proíbe a entrada de estrangeiros via terrestre ou transporte aquaviário, exceto pessoas em missões de organismo internacional, funcionários de governos estrangeiros acreditados junto ao governo brasileiro ou parentes próximos de brasileiros.

A entrada no país via avião continua liberada só que agora, condicionada a apresentação de teste negativo da Covid-19.

O aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo, é o único no país que tem um laboratório instalado no saguão do terminal III (Internacional). Assim o passageiro que precisar fazer o exame, faz a coleta e e resultado sai em 4 horas. Conforme depoimento do gerente do laboratório, a procura pelo exame é feita tanto por passageiros internacionais quanto dos voos domésticos. Caso a pessoa não vá viajar e queira fazer o exame, é só se apresentar na recepção do laboratório que será atendido.

 

Com informações: R7

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.