A imagem foi capturada no Senwekwe Gorilla Orphanage Center (Rep. Dem. Do Congo), que abriga centenas de gorilas cujos pais foram vítimas de confrontos armados, guerras civis e caça furtiva no país da África Central.

A National Geographic nos acostumou a ver milhares de maravilhas naturais do planeta , tanto pelo genuíno interesse que os temas da revista despertam, quanto pelo seu destacado trabalho com as fotografias e imagens que a compõem.

Nesse caso, Nat Geo usou sua conta do Instagram para compartilhar um momento incrível retratado pelo fotógrafo Michael Christopher Brown (EUA), estrelado por um homem e um gorila agarrado às suas costas.

A cena foi capturada no Senwekwe Gorilla Orphanage Centre (Rep. Democrática do Congo) , onde o tratador Andre Bauma carrega um gorila pelo santuário como se fosse um filhote com sua mãe. A cena é simples, mas mostra toda a confiança do gorila em Bauma , e não por qualquer motivo.

Acontece que o santuário Senwekwe é o lar de vários gorilas – realocados do mítico Parque Nacional de Virunga – que ficaram órfãos de pais devido aos confrontos armados e guerras civis que varreram o Congo nos últimos anos. Neste recinto, os gorilas recebem uma nova oportunidade de viver em comunidade e em um ambiente protegido.

gorila huerfano pasea selva aferrado firmeza cuidador se transformo familia 2 - Gorila órfão carente agarra-se firmemente a seu zelador que se tornou sua família
Brent Stirton / Getty Images

Virunga é um dos parques nacionais mais protegidos da África, tanto pela legislação local quanto internacional: em 1979, toda a área – cerca de 8 mil quilômetros quadrados – foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Além de abrigar uma grande parte de vulcões ativos, é o lar de centenas de espécies endêmicas, como o gorila oriental e o macaco dourado, entre outros. No entanto, a caça furtiva e as milícias continuam a fazer o seu trabalho : não muito tempo atrás, doze guardas do parque foram mortos enquanto protegiam pessoas e animais na área.

gorila huerfano pasea selva aferrado firmeza cuidador se transformo familia 3 - Gorila órfão carente agarra-se firmemente a seu zelador que se tornou sua família
Brent Stirton / Getty Images

Michael Christopher Brown é um fotógrafo muito conhecido internacionalmente e está sempre compartilhando novas histórias humanas e da natureza em sua conta do Instagram.

Nós o encorajamos a segui-lo e, assim, maravilhar-se ainda mais com a diversidade e empolgação de nosso planeta!

Texto traduzido e adaptado de: UPSOCL

Imagem capa: michaelchristopherbrown

 

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.