Por: JCS

Ele procurou, procurou e conseguiu encontrar duas pedras preciosas, Tanzanitas, umas de 9.27 kg e outra de 5,1 kg, o governo lhe pagou R$ 18 milhões, será que agora ele consegue cuidar dos 30 filhos?

Um garimpeiro conseguiu um feito único na Tanzânia, conseguiu encontrar duas pedras tanzanitas, as maiores já descobertas neste país da África Oriental. Uma pesa 9,27 kg e outra, 5,10 kg. Ele superou a descoberta antiga, feita por outro garimpeiro, que pesava 3,5 kg.

garimpeiro2 - Garimpeiro, pai de 30 filhos, acha duas pedras preciosas e fica milionário.
Foto: Filbert Rweyemamu / AFP

O nome deste sortudo é Saniniu Laizer, tem 52 anos e é conhecido por ter quatro esposas e mais de 30 filhos. Saniniu recebeu um cheque do governo no valor de 7.744 bilhões xelins tanzanianos, como pagamento pelas pedras preciosas, este valor equivale a R$.18 milhões, parece que ele e a família estão rindo à toa.

Conforme o site Helena Cristais, tanzanita é uma pedra rara e muito preciosa: “Trata-se de uma gema popular e valiosa, sobretudo por sua cor e raridade (10.000 vezes mais raro que o Diamante). Digno de realce é o forte tricroísmo que apresenta (azul safira, violeta e verde dependendo da orientação do cristal). No entanto, a maior parte da tanzanite recebe tratamento térmico artificial para melhorar a sua cor, o que reduz significativamente esse tricroísmo.

Tem cor azul-safira, devida ao vanádio (tem 0,02%V). É transparente, tem dureza 6,5 a 7,5 na escala de Mohs, índice de refração 1,690 a 1,700 e birrefringência 0,010. A Tanzânia é ainda a única fonte conhecida e lá existem também zoisitas de outras cores que, aquecidas a 380 °C, ficam azul-safira, com reflexos roxos. (Pércio M. Branco, Dicionário de Mineralogia e Gemologia, 2008).”

O minerador afirma que pretende empregar parte deste dinheiro para o desenvolvimento de sua comunidade no distrito de Simanjiro, em Manyara.

tanzanitas - Garimpeiro, pai de 30 filhos, acha duas pedras preciosas e fica milionário.
Foto: Ministério de Minerais / Reuters

“Quero construir um shopping e uma escola. Quero construir esta escola perto da minha casa. Há muitas pessoas pobres por aqui que não podem dar ao luxo de levar seus filhos para a escola”, disse.

Afirmou que nunca foi à escola e por isto pretende que seus filhos administrem seus negócios com todo o profissionalismo possível.

A descoberta foi um grande feito que repercutiu pelo país todo, inclusive o Governo fez um evento, que foi transmitido ao vivo, para comunicar a venda/compra das pedras que Saniniu Laizer extraiu nas minas de Mirerani, esta é uma área que tem um forte esquema de segurança para evitar que o tráfico das pedras preciosas que ali são descobertas.

Saniniu no momento em que recebia o cheque do Banco da Tanzânia, recebeu uma ligação do presidente Hohn Magufuli que o parabenizou pelo feito inédito.

Com informações: G1

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS