Por: JCS

Um forte clarão seguido de um estampido no céu assustou moradores de várias cidades no Nordeste, o fato aconteceu na quarta-feira (15), não demorou muito e as imagens circulavam na internet questionando se era o “fim do mundo estava se aproximando”.

O fenômeno causador do espanto aconteceu por conta de um bólido que entrou na atmosfera da terra em altíssima velocidade.

“È muito comum esse fenômeno. É fenômeno de bólido, mais popularmente um meteoro ou estrela cadente com alta intensidade de brilho e energia. São detritos que acabam entrando na atmosfera, atingem um brilho alto e dependendo da constituição da matéria resistem mais tempo nessa penetração e geram um brilho grande”, essa foi a explicação fornecida por Marcelo de Cicco, astrônomo associado efetivo da SAB (Sociedade Astronômica Brasileira).

Devido a intensidade da luz o fenômeno foi visto em muitas cidades do sertão do Nordeste, principalmente na bacia do rio Pajéu. Conforme relatos nas redes sociais, moradores de Custódia (PE), Serra Talhada (PE) e Sertânia (PE) foram os que mais observaram a queda no momento exato. Se não bastasse a forte luminosidade e a queda, o objeto também assustou a todos pelo forte barulho que produziu.

“O barulho é normal também, é mais uma característica que comprova que é bólido. O estrondo é um estampido sônico. Como o objeto entra em alta velocidade, em média a 50 mil km/h ou 60 mil km/h, isto é, nos bólidos mais lentos, muitas vezes está acima do som. O barulho é quando rompe a barreira do som”, explicou.

Assista ao vídeo em que várias câmeras registraram a passagem do objeto espacial.

Com informações: Portal UOL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS