(Getty Images/Reprodução)

Partes enormes de um pedaço de foguete chinês cairão de volta na terra neste sábado, não há quem diga com precisão onde cairá. Estes pedaços fazem parte do primeiro estágio do Longa Marcha RB que foi usado para arremessar à orbita o primeiro módulo da estação espacial chinesa Tiangong, lançado na semana passada.

Apesar do lançamento ser bem sucedido, a peça teve que ser descartada ao redor do planeta terra, acontece que a gravidade atrai estes detritos de volta à terra, gerando assim uma reentrada sem controle e que pode afetar partes habitadas por pessoas na terra, e este é o grande temor.

Quando se trata de detritos ou objetos pequenos, chamados de “lixo espacial”, assim que eles entram na atmosfera terrestre, em quase todos os casos são incinerados pelo grande calor gerado pelo atrito. Contudo, devido ao enorme tamanho do Longa Marcha 5B, provavelmente ele não será incinerado totalmente: Afinal ele mede 33 metros de comprimento por 5 metros de diâmetro e pesa aproximadamente 21 toneladas. Conforme as suposições dos especialistas, uma parte considerável destes pedaços podem alcançar “algum lugar”  habitado de nosso planeta.

1 planet earth 1522934 1920 21485165 - Foguete chinês cairá na Terra no próximo sábado, só que ninguém sabe onde
Planeta Terra
Reprodução de Internet

Conforme o site SpaceNews, esta será uma das maiores reentradas muito “descontrolada” de uma espaçonave, com enorme probabilidades dos fragmentos atingirem uma área habitada da terra, fator que gera muitas preocupações.
Os prováveis locais de impacto dos detritos são: Nova York, Madri, Beijing, Região sul do Chile e Nova Zelândia.

Levando-se em conta que 70% da superfície do planeta é recoberto por água dos oceanos, muito provavelmente o primeiro estágio Do Longa Marcha 5B deve atingir os oceanos, assim, resta uma probabilidade de queda na superfície terrestre de 30%.

Com informações: Olhar Digital 

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.