Pessoa cujo coração se quebra diante de cachorrinhos e crianças feridas. Alguém que chora em finais de filmes tristes e se sentem em profunda felicidade nos finais felizes. Alguém que beija sua alma ao invés do seu coração, pois eles sabem que sua alma é onde você mantém seu universo e seu coração é apenas uma estrela. O tipo de pessoa que dizem que é sensível, pois ela tem mais fragilidade, um coração que se machuca facilmente. (Mesmo pessoas suaves irão sempre encontrar um motivo para sorrir, não importa o quão tristes as coisas estão.)

Um ser humano que sempre tem um sorriso gentil para todos, mesmo quando não recebem um sorriso de volta. Alguém o coração se quebra diante das condições do mundo. Alguém que sempre tem uma palavra gentil para aqueles que receberam as piores notícias que alguém poderia receber. Um homem ou uma mulher não pode olhar alguém sofrendo e não fazer algo para ajudar. (Veja, pessoas afáveis nunca irão aguentarão injustiça na frente deles e “deixar para lá” quando alguém está machucado ou revoltada.

Alguém que é positivo, mesmo nas piores circunstâncias. Alguém que a força não está nos desafios, mas no descanso. Alguém que é forte pelos outros porque é o que é preciso naquele momento. Alguém que é lua que acalma ao invés de sol que queima. Alguém que vê o melhor das pessoas, mesmo quando as pessoas te dizem que você é o pior. O tipo de pessoa que sempre quer fazer o melhor para quem ama. (Porque pessoas afáveis não aguentam a ideia de machucar alguém de quem recebeu confiança.)

O tipo que olha alguém que está agonizando para abrir a porta, ou que seja para alguém que perdeu as chaves e a pessoa ajudará a encontrar. Alguém que prefere muito mais sofrer à deixar qualquer pessoa para baixo. Alguém que tenta, não porque é o que eles têm que fazer, mas porque eles querem fazer o melhor para você. Um ser humano que sempre quer se comunicar e falar coisas por meio. (A pessoa afável sempre perguntará duas vezes se você está bem, mesmo quando você diz que está bem, pois eles podem ler os humores e entender quando você precisa de alguém que apenas te escute.)

Este tipo de pessoa está ficando em perigo com palavras como “endureça” e “você é muito ingênuo” ou “eles vão tirar vantagem de você”. Alguém que você poderá vê-los tentando, mesmo que os esteja machucando. Alguém que é facilmente taxado de ridículo por ter um coração mais suave do que de muitos ao seu redor. Alguém que é rápido em se desculpar e concertar as coisas sem medo de vergonha ou falhas.

(Pessoas amorosas precisam de proteção, não por serem fracas, mas porque eles já foram brutalmente quebrados por quem eles confiaram com seus corações.)

Ser uma almofada em um mundo cheio de pedras e lugares difíceis. Ser uma alma amorosa onde todos estão cansados. Pois pessoas assim são raras e que as joias mais preciosas nesse mundo.

Texto originalmente publicado no thoughtcatalog, livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Sensível Mente.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS