Por: JCS

Os familiares de Matheus Antônio Alves permitiram a doação do pulmão, coração, fígado, rim, pâncreas e ossos. Uma jovem de Indaiatuba (SP), de 25 anos, já recebeu o pulmão na tarde da sexta-feira (25).

Matheus Antônio Alves, de 17 anos, infelizmente teve um acidente fatal na casa de sua avó, em Campo Limpo Paulista (SP), ele caiu em uma escada batendo sua cabeça. Após ficar 3 dias internados, a família foi comunicada da morte cerebral, logo em seguida eles resolveram que doariam os órgãos.

Assim, foram doados os seguintes órgãos: fígado, rim, pâncreas, coração, pulmão e ossos. Foi um trabalho muito bem organizado para tirar os órgãos e em seguida começar a doar.

O primeiro órgão a ser doado foram os pulmões, a beneficiária foi Luane Caroline Grotto, de 25 anos, que mora na cidade de Indaiatuba (SP), ela tinha sido diagnosticada com bronquiectasia. Estava na fila de espera há dois anos, aguardando ansiosamente por uma doação para transplante e, nesta sexta-feira (25), ela recebeu os pulmões do adolescente Matheus.

Para que ela recebesse os pulmões foi montada uma verdadeira força tarefa. O órgão foi recebido no hospital São Vicente, em Jundiaí e transportado pelo helicóptero Águia, da PM, no Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas de São Paulo.

transplante paciente - Família doou órgãos de adolescente de 17 anos que faleceu após acidente doméstico
Paciente que irá receber pulmão chega ao Incor do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP) — Foto: Arquivo Pessoal

O helicóptero fez uma parada a cerca de 60 km da Rodovia Santos Dumont (SP-75), em frente à base da Polícia Rodoviária, ali a paciente embarcou na aeronave. A pista teve que ficar interditada por alguns minutos para a manobra, assim, a jovem deu entrada no hospital aproximadamente ao meio-dia.

A equipe médica, já com o órgão em mãos, efetuou a cirurgia de remoção dos órgãos e transplante, durando aproximadamente sete horas.

Captura de Tela 18 - Família doou órgãos de adolescente de 17 anos que faleceu após acidente doméstico
Foto: Arquivo pessoal/Montagem

Com informações: Portal G1 Sorocaba
Crédito imagens: Arquivo Pessoal

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS