Teste clínico de sangue poderá detectar quem teria forma grave da Covid-19, afirmam cientistas

Uma das maiores preocupações que existe em torno da infecção pelo coronavírus, conhecido cientificamente como Sars-Cov-2, é que ele produz no organismo das pessoas saudáveis infectadas reações extremamente diferentes.

Sabemos que a Covid-19 é extremamente grave e cruel com idosos, contudo, fora do grupo de risco, jovens saudáveis que são contaminados, que não fazem parte do grupo de risco, uns não sofrem quase nada e outros desenvolvem tantas complicações que quase chegam ao óbito.

O que levaria um organismo saudável a desenvolver respostas tão complicadas assim? É o grande mistério que os pesquisadores tentam desvendar.

Um passo importante para que a ciência compreenda o motivo da covid-19 atacar mais algumas pessoas do que outras foi dado pelos cientistas de um Instituto Britânico (Francis Crick, de Londres) e uma universidade alemã (Charite Universitaetsmedizin, de Berlim).

Descobriram 27 proteínas importantes em pacientes com Covid-19, que poderiam atuar como “Biomarcadores preditivos”, assim, podem ter uma previsão do quanto doente um paciente pode ficar com a covid-19.

A pesquisa foi publicada na revista Cell Systems, os dois institutos descobriram estas proteínas que estão ali presentes em diversos níveis nos pacientes com a covid-19, dependendo do nível da gravidade dos sintomas.

Estes marcadores ( 27 proteínas), podem levar a produção de um teste que auxiliaria os médicos a “preverem” o quanto doente um paciente ficaria ao contrair a Covid-19.

Assim, poderia se desenvolver tratamentos alternativos para a doença.

Prever quais seriam as reações do organismo ao vírus seria uma forma eficaz de identificar qual o melhor tratamento para “aquele” paciente, evitando assim vários óbitos.

O médico teria uma ferramenta eficiente para identificar os possíveis riscos e o melhor tratamento.

Com informações da Agência Reuters.

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS