Por: JCS

EX-PRESIDIÁRIO CRIA PROJETO FAVELA RADICAL PARA AJUDAR CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE DO RIO DE JANEIRO

O carioca Jefferson Quirino, 31 anos, teve uma adolescência complicada, foi preso várias vezes por porte de drogas. Apesar de ingressar na carreira da Aeronáutica, mesmo assim não conseguiu largar o vício. A solidão da prisão o fez refletir sobre sua existência, e resolveu transformar sua vida.

Morando na comunidade de Turano, Zona Norte do Rio, aproveitou que era surfista e, passou a ser professor de surfe e orgulhosamente coordena um belo projeto de esportes de inclusão infantil.

Boa parte de sua adolescência foi destinada às idas e vindas na cadeia, teve a oportunidade de entrar na Aeronáutica e fazer uma bela carreira, mas, as drogas o levaram de novo para a cadeia.

“Eu fui preso e esse tempo que eu tive para poder parar e refletir em tudo o que estava acontecendo na minha vida foi simplesmente muito significativo para eu poder chegar a esse estágio de pensar como eu estou desperdiçando minha vida, todas as minhas energias em algo que não agrega na minha vida porque provavelmente se eu saio desse lugar e continuo fazendo as mesmas coisas eu vou morrer.

E ao mesmo tempo eu penso o que eu poderia fazer para evitar com que mais pessoas da minha favela passassem pelo que eu passei”, disse.

Livre da prisão, ingressou no Jornal do Brasil e percebeu que as notícias referentes a sua comunidade de Turano, se tratavam na maioria das vezes sobre a violência na favela. Jefferson resolveu mudar este quadro! Percebeu que para mudar a situação, poderia oferecer às crianças da favela algumas oportunidades que ele mesmo não teve e nem aproveitou.

favelA - EX-PRESIDIÁRIO CRIA PROJETO FAVELA RADICAL PARA AJUDAR CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE DO RIO DE JANEIRO

Percebi o quanto era importante que fizesse algum trabalho que realmente desse oportunidade de crescimento, tanto pessoal quanto profissional, mas também de oportunidades a outras opções que não eram oferecidas pra nossa gente”, afirmou.

Jefferson relembrou que, certa vez um amigo lhe deu uma prancha de Surfe, percebeu então ao praticar o esporte que o Surfe seria uma ótima maneira de trazer transformação à comunidade.

“Começo a surfar, começo a me apaixonar pelo surfe, que começa a transformar a minha vida e me mostrar o quanto o esporte é magnífico. Um esporte de elite que eu estava acessando sem custos e eu descubro que ali está a ferramenta de transformação para o Turano”.

Na praia do Arpoador, Jefferson, de maneira informal, começou a ensinar surfe para a garotada da comunidade. Percebeu o grande entusiasmo deles, decidiu criar um projeto, o “Favela Radical”.
Relembrou, “Eu já tinha mexido com a esperança das crianças e não podia mais parar, e aí surge o Favela Radical”.

Favela Radical atende 70 crianças.

Faltava então convidar as crianças a participarem do projeto, então, ele bateu de porta em porta. “O que me motiva a ajudar as crianças da minha comunidade a ter uma infância diferente da que eu tive é conhecer as consequências da falta de oportunidade que eu não tive na minha vida. Se o Jefferson do passado tivesse acesso ao Jefferson do presente, a minha história teria sido diferente“, informou.

Jefferson envolveu parceiros de outros projetos e instituições, amigos apoiadores, então o projeto foi aumentando. Atualmente, o Favela Radical ensina cerca de 70 crianças com aulas de Surfe, natação e escalada, e em breve terão aulas de skate e ciclismo.

Aos alunos também têm o direito a tratamento odontológico, excelentes descontos para estudarem em faculdades e têm acesso a eventos de cinema e teatro, frutos das parcerias feitas pelo “Favela Radical”. Os próximos planos incluem a reforma da sede, manter parcerias com instituições que preparem os garotos para disputarem competições profissionais e a promoção de eventos esportivos na comunidade de Turano.

jefferson 6 - EX-PRESIDIÁRIO CRIA PROJETO FAVELA RADICAL PARA AJUDAR CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE DO RIO DE JANEIRO

“No projeto começa o protagonismo da criança favelada que também acessa a todas as possibilidades de forma ilimitada

O ambiente onde eu vivia, a atmosfera era tão forte e influenciadora, e ainda é nos dias de hoje, que eu sempre acreditei que a única opção que eu tinha era acreditar em tudo aquilo que a sociedade dizia que eu já seria.

A gente não tinha um projeto social que pudesse estar nos orientando ou nos guiando até uma oportunidade de trabalho, uma oportunidade de um curso, uma oportunidade de uma prática de esporte. Em um ambiente hostil como é uma favela, hostil no sentido da vulnerabilidade social, de ter como referência de sucesso o traficante, isso daí é uma combinação muito potente para dar errado.”

jefferson 7 - EX-PRESIDIÁRIO CRIA PROJETO FAVELA RADICAL PARA AJUDAR CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE DO RIO DE JANEIRO

Favela Radical se levantou para transformar essa realidade. “É ressignificar a favela, tirar da invisibilidade social. No projeto começa o protagonismo da criança favelada que também acessa a todas as possibilidades de forma ilimitada”, concluiu.

Com infromações: Revista Pegn

Crédito das fotos: Jefferson Quirino/Arquivo pessoal

Projeto: Favela Radical


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS