Por: JCS

Empresa portuguesa inova em linha de produtos domésticos construídos a partir de lixo plástico marítimo reciclado

Seguindo as orientações da sustentabilidade, empresa portuguesa aproveita o lixo plástico marítimo e o transforma em vários utensílios domésticos: baldes, vassouras, cestos, pás e  produtos que são utilizados para fazer limpeza. Esta inovação foi um grande destaque na maior feira de artigos para o lar, feita em Frankfurt, Alemanha.

“Vamos ser os primeiros no mercado a fazer o aproveitamento de redes e cordas de pesca, todo o material que resulta da indústria piscatória, que não tinham encaminhamento, para fabricar produtos para a casa”, disse o presidente executivo da Fapil, Fernando Teixeira.

fapil ocean produtos 133423c7e base - Empresa recicla lixo retirado do mar e o transforma em baldes, vassouras e potes domésticos
Foto: Fapil

Os primeiros lotes dos produtos fabricados possuem 20% de resíduos marítimos totalmente reciclados em sua composição.

“Cada um de nós tem de fazer o que está ao seu alcance e a Fapil procura alternativas que possam ajudar o ambiente, procurar materiais que não estavam a ter um destino para serem valorizados”, afirmou.

A empresa comunicou que, a partir de março os produtos serão distribuídos em Portugal e no restante da Europa – infelizmente, não tem previsão de lançamento aqui no Brasil.

A ideia é, de no futuro, utilizar 100% de plástico reciclado para produzir todos os artigos de limpeza.

fernando teixeira ceo fapil 1087295098 base 696x390 1 - Empresa recicla lixo retirado do mar e o transforma em baldes, vassouras e potes domésticos
Fernando Teixeira, CEO da Fapil.

Esta iniciativa favorece o meio ambiente e também é lucrativa: em 2020, segundo as estimativas, a Fapil deve faturar 22 milhões de Euros (R$ 104milhões) no total de negócios. 10% a mais que no ano anterior.

Fundada há 45 anos por uma família humilde de Lisboa, há 20 anos, ela faz seus produtos com plástico reciclado, aproveitando assim vários resíduos plásticos que deveriam se incinerados.

Com informações: RR SAPO

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS