Os sensores trabalham com inteligência artificial que não só detecta obstáculos, mas também analisa o terreno caso haja um buraco, uma descida de escada ou a estrada termine abruptamente. O objetivo principal é dar segurança aos usuários.

Poder contar com todos os nossos sentidos é algo que devemos sempre agradecer, o simples fato de estar lendo estas linhas significa que você pode ver e embora possa ser a coisa mais normal do mundo, para todos os cegos isso é um verdadeiro privilégio e como são considerados um grupo minoritário, infelizmente a sociedade não está totalmente desenvolvida considerando suas necessidades. Apenas andar na rua já é um problema e é por isso que um grupo de inventores criou calçados inteligentes que ajudam pessoas cegas antes que elas colidam com um obstáculo, relata o Intriper .

1 3 - Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança
Tec-Innovation

Usar uma bengala nem sempre é seguro. Os cegos precisam lidar com vários obstáculos nas vias públicas, como postes, outdoors, plataformas de restaurantes, veículos e até buracos. Sabendo disso, uma empresa austríaca chamada Tec-Innovation , projetou com o apoio de engenheiros e cientistas um calçado inteligente que proporciona segurança aos cegos, sendo capaz de detectar obstáculos à distância.

Contando com inteligência artificial, o calçado possui sensores que revelam qualquer tipo de obstrução na estrada a quatro metros de distância, e enviam sinais auditivos e vibratórios ao usuário durante a caminhada.

2 4 - Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança
Tec-Innovation

Ele não detecta apenas coisas que se intrometem no ambiente, mas também diferenças no terreno, como buracos ou o início de uma escada. Quer a estrada desça ou termine abruptamente, os sapatos garantem ao usuário segurança para caminhar com mais liberdade.

Segundo a empresa, esses calçados em nada substituem o uso convencional da cana , mas pretendem ser mais um elemento de apoio à transferência autônoma de cegos. Por se tratar de um artigo que ainda pretende evoluir, ainda possui características para amadurecer com o tempo.

3 2 - Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança
Tec-Innovation

Os alertas funcionam como carros, quanto mais perto você chegar do objeto, mais rápido será o som ou as vibrações. Se o sapato direito detectar o obstáculo, você ouve o som pelo fone de ouvido direito ou sente a vibração naquele pé, o que significa que você pode ir para a esquerda.

–Kevin Pajestka, CEO da Tec-Innovation na Efe

O que torna o desenvolvimento desses sapatos inteligentes realmente importante é que por trás do projeto está seu fundador Markus Raffer , que é um cego. Desta forma, está presente desde o início da pesquisa, buscando a mais alta qualidade possível com o objetivo de ser usuário de sua própria invenção.

4 2 - Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança
Tec-Innovation

5 1 - Eles criaram sapatos inteligentes para pessoas cegas, capazes de detectar obstáculos. Eles vão andar com segurança

Atualmente o produto já está à venda em seu site por um preço próximo a R $ 3,8 mil , que inclui um par de calçados com sensores para cada pé, além de carregadores USB.

 

Tradução e adaptação de: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS



Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS