Por: JCS

Johnson & Johnson testa vacina de dose única contra a covid-19 em macacos Rhesus, obtém sucesso promissor e já começa a testar o imunizante em humanos.

A vacina é chamada de AD26, a composição de sua fabricação se utilizou de um vírus do resfriado comum, o qual estimula o sistema imunológico. Os testes iniciais foram aplicados em 52 macacos e os resultados foram surpreendentes.

“A vacina Ad26 induziu a respostas robustas de anticorpos neutralizantes e forneceu proteção completa ou quase completa na lavagem broncoalveolar e nas zaragatoas nasais, após o desafio SARS-CoV-2”, relatou o estudo publicado na revista científica Nature por vários cientistas do Center for Virology and Vaccine Research de Harvard, nos Estados Unidos.

Entenda a dose única

Os estudos em primatas pela J & J foram financiados pelo Governo Americano, assim, a empresa farmacêutica já iniciou os estudos clínicos em humanos  nos EUA e Bélgíca, conforme informações da agência Reuters.

Inicialmente a Johnson aplicará o teste em 1000 adultos com idades que variam de 18 e 55 anos, que estejam plenamente saudáveis, o estudo prevê também testes em adultos mais idosos.

O grupo que desenvolve os estudos observou que apenas uma dose da vacina AD26 é suficiente para a pandemia, contudo, reconhecem que se for administrada duas doses o organismo produzirá uma defesa do sistema imunológico ainda mais eficiente e forte.

“Esses dados demonstram uma robusta proteção vacinal de dose única contra o SARS-CoV-2 em primatas não humanos. A vacina ideal baseada em vetor Ad26 para SARS-CoV-2, denominada Ad26.COV2.S, está atualmente sendo avaliada em ensaios clínicos ”, revelou a equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard.

Resultados de proteção no organismo

A AD26 produziu “proteção completa ou quase completa” no aparelho respiratório.

Outro fator positivo foi que o organismo produziu uma resposta de anticorpos desencadeada pela vacina, obtendo eficácia de defesa após a aplicação.

Os resultados observados apontam que os efeitos protetores são resultados da vacina e não ao sistema imunológico do macaco.

Com informações: GNN
Crédito Imagens: Pixabay

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS