Por: JCS

A “Chiquita Costureira”, apelido que todos conhecem, desejou transformar o Natal de crianças que têm o sonho de ter uma boneca novinha em folha.

Seu nome é Francisca Monteiro Alves, 67 anos, mora no bairro de Santana, Cariacica, Espírito Santo. Com a ideia de ajudar as crianças, tomou a iniciativa de “reciclar” bonecas e ursinhos de pelúcia que as pessoas jogavam no lixo.

Quando Francisca era criança teve uma infância bem pobre, juntamente com outros seis irmãos que tinha em Aimoré, MG. Realmente eles não tinham condições de terem brinquedos, a ideia de restaurar nasceu desta necessidade que ela passou.

Quando começou a restaurar as bonecas?

Ela costurou por toda a vida, contudo, em 2016 ele teve o pensamento firme de reformar bonecas e ursinhos.

Uma amiga lhe disse sobre o quanto as crianças ficam felizes ao receberem brinquedos doados no Natal, foi aí que ela decidiu que queria estampar sorrisos nas crianças também.

“Eu tinha muitos retalhos, arrumei algumas bonecas velhas, revirei até no lixo, consertei todas e doei 43 bonecas.

Foi quando eu pude ver os sorrisos das crianças e decidi que faria isso sempre, cada ano em uma comunidade diferente. Em 2018, fiz 111”, lembrou.

“Já em 2019, consegui bonecas em condições péssimas. Acho que por conta de chuvas e alagamentos. Mas recuperei, mesmo as piores, e as deixei bem bonitas”, disse.

Na contagem, entre bonecas e ursinhos, foram aproximadamente 200 brinquedos nesse ano.

Aproximadamente 30 já foram doadas às crianças do bairro Soteco, Vila Velha.

“Ainda tenho 180 em casa, que serão entregues em Novo Horizonte, Cariacica”, festejou.

moradora de cariacica transforma lixo em bonecas novas para doar 140898 article - Costureira restaura bonecas do lixo e transforma Natal de crianças
Atualmente, Francisca tem 180 bonecas recicladas em casa. Crédito: Reprodução

Com informações: A Gazeta

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS