Por: JCS

Em pleno século XXI existem muitas pessoas que juram que os gatos são bichos traiçoeiros. O que é desconfiança para uns, para outros não passa de pura falta de informação, inclusive afirmam e confirmam pela prática e experiência que os gatos são serem muito sociáveis, com capacidade criar lações fortes com os seus humanos de estimação que tratam e vivem com eles.

Um recente estudo revelou que os gatos têm habilidades sócio-cognitivas e, da mesma maneira que os bebês humanos, eles nos veem COMO PAIS formando um sentimento de apego imensamente forte com os humanos.

O incrível.club, querendo entender essa dinâmica dos gatos, fez uma pesquisa e explica qual as razões de seu gatinho te olhar como pai ou mãe dele:

Gatos são animais sociais

kiss 2726903 1280 scaled - Conforme estudo, os gatos imaginam que somos pais deles.
Crédito imagem: Pixabay

Os gatos sempre querem estar próximos de nós. Eles tentam participar do que fazemos e, portanto, criam um sentimento de apego. Depois de criar essa espécie de vínculo, a relação fica mais estável. No entanto, a necessidade de apego em relação ao dono persiste na idade adulta, o que comprova que os felinos nos veem como seus cuidadores.

Eles se sentem apegados a nós

cat 5031733 1280 scaled - Conforme estudo, os gatos imaginam que somos pais deles.
Crédito imagem: Pixabay

Segundo um teste, se você deixar um gato sozinho em uma sala por apenas 2 minutos ele vai começar a se sentir mais estressado e inseguro. Gatos inseguros tendem a correr e se esconder. O nível de estresse diminui rapidamente quando o dono retorna ao ambiente em que o gato foi deixado.

Eles podem ficar estressados se não estamos por perto

cat 4496736 1280 scaled - Conforme estudo, os gatos imaginam que somos pais deles.
Crédito imagem: Pixabay

Os gatos sabem muito bem quando se sentem seguros ou inseguros em relação aos seres humanos. Segundo o mesmo estudo, a maioria dos gatos se sentem rapidamente seguros quando estão ao lado de seus donos. A maioria dos gatos escolhe o dono como sua primeira fonte de segurança, da mesma forma que as crianças fazem com seus pais.

Você é o lugar seguro do seu gato

kitten 1739239 1280 scaled - Conforme estudo, os gatos imaginam que somos pais deles.
Crédito imagem: Pixabay

Embora nem sempre fique claro, os gatos realmente se importam conosco. Existem diferentes maneiras de um gato mostrar o seu amor. Ele pode, por exemplo, ronronar, piscar, esfregar a cabeça, mostrar a barriga e até cuidar de você. Quando um gato cuida de seu dono, ele se sente muito relaxado e essa é a maneira de mostrar que confia nele. Nesse sentido, ele se comporta como se o dono fosse realmente o seu verdadeiro pai.

Eles realmente se preocupam conosco

cat 5003372 1280 scaled - Conforme estudo, os gatos imaginam que somos pais deles.
Crédito imagem: Pixabay

Agora que ficou claro que os gatos nos tratam como pais, compartilhe nos comentários uma história com o seu gato que comprove essa teoria.

Veja este vídeo de um gato protegendo um bebê de cair na escada:

 

Com informações: Incrível.Club

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS