Por: JCS

A extinção de uma espécie nem sempre acontece devido a um ataque direto aos animais, mas, principalmente pela destruição do ambiente natural onde vivem – este é o horrível cenário atual que levou os coalas a serem declarados “funcionalmente extintos” na Austrália. Se a consequência das grandes queimadas que se espalham atualmente pelo país sobre os humanos já é desastrosa – com cerca de 10 milhões de hectares de terá incendiados e a população sendo forçada a abandonar suas casas, imagine só o efeito fulminante sobre estes pobres animais indefesos.

Coala incêndios 2 - Coalas estão condenados à extinção devido aos incêndios na Austrália, afirmam pesquisadores
Foto: Reprodução

Calcula-se que mais de 1000 coalas devam ter morrido por contados incêndios, fato que, perante cerca de 80 mil coalas que ainda restam na natureza, torna o caso tão assustador quanto possível. Todavia, a queima e destruição das árvores de eucalipto – a principal fonte de alimentação dos coalas – deixa a espécie na situação indicada como de “extinção funcional”.

Coala incêndios 1 - Coalas estão condenados à extinção devido aos incêndios na Austrália, afirmam pesquisadores
Um dos mais de 120 focos de incêndio no sul do país

Traduzindo o termo, significa que a quantidade da espécie que restou é tão baixa que os animais não conseguirão contribuir com seu ecossistema e, mesmo que a reprodução entre eles aconteça, não haverá meios possíveis da espécie contornar o quadro.

Coala incêndios 4 - Coalas estão condenados à extinção devido aos incêndios na Austrália, afirmam pesquisadores
Foto: Reprodução

Poucos cientistas discordam deste diagnóstico de fatalidade, contudo, todos afirmam que a situação é extremamente preocupante – mesmo que em breve os incêndios sejam controlados, pois os eucaliptos levam meses para crescerem novamente, indicando que este diagnóstico sobre os coalas tende a se agravar. Tanto que recentemente um vídeo de uma mulher salvando um coala muito ferido na floresta em chamas viralizou – Infelizmente este lindo animal que é um símbolo da Austrália está com os dias contados.

As cenas são dramáticas e partem o nosso coração, contudo, o pobre animalzinho, não resistiu aos ferimentos e morreu, acontece que ainda existem mais de 120 focos de incêndio se alastrando floresta a dentro, espalhados por quatro estados no sul do país, em um cenário que ainda não foi controlado.

Coala incêndios 3 - Coalas estão condenados à extinção devido aos incêndios na Austrália, afirmam pesquisadores
Foto: Reprodução

Ainda não é possível dizer com exatidão a causa dos incêndios que provocaram a morte de seis pessoas e aniquilou cerca de 650 casas, alguns especialistas afirmam que o motivo dos incêndios tem a ver com ação humana e raios que caem na região.

Coala incêndios 5 - Coalas estão condenados à extinção devido aos incêndios na Austrália, afirmam pesquisadores
Foto: Reprodução

Com informações: Hypeness


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS