Por: JCS

Um grupo de cientistas da Columbia University e da Cornell University (EUA) criou um spray nasal que ataca diretamente o vírus da Covid-19. Esta pode ser uma solução muito eficaz no combate à pandemia.

Em um estudo recém-publicado, o medicamento mostrou grande eficácia na desativação do novo coronavírus antes que ele pudesse infectar as células.
Assim como os outros vírus, o SARS-CoV-2, precisa invadir e entrar nas células para que possa se reproduzir em abundância.

Para poder acessar uma célula, o vírus precisa ter uma “CHAVE” que caiba na fechadura da proteína na superfície de cada célula. Em se tratando do SARS-CoV2, esse processo é chamado de proteína espinho, e é justamente aqui que o novo bloqueador de spray nasal entra no jogo e ataca o vírus com eficácia.

Assim, a proteína espinho se “descompacta” quando entra em contato com o spray nasal. Sua composição tem lipoproteína, que tem uma cadeia complementar repleta de aminoácidos ligados a uma partícula de colesterol. Quando interage com o novo coronavírus, este composto do spray desativa a Covid-19.

Este estudo está disponível no servidor de pré-impressão bioRxiv, e mostrou que o spray de lipoproteína conseguiu interromper totalmente a infecção viral nos animais que foram utilizados nos testes.

Os cientistas informaram que o tempo de duração do spray para proteção é de aproximadamente 24 horas.

Estudos adicionais complementares serão necessários para confirmar se o spray realmente é seguro antes que seja testado em qualquer ser humano.

Com informações: Hypesciense
Imagem: Reprodução Hypesciense

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS