Natureza

Brevemente no Mediterrâneo terá mais máscaras e luvas do que águas-vivas: tristes imagens do fundo do mar da Riviera Francesa.

Por: JCS

É bem certo que no mar Mediterrâneo terá muito mais máscaras e luvas do que as águas-vivas. Com essas palavras uma organização ecologista francesa denuncia o vergonhoso surgimento destes resíduos hospitalares nas praias e no fundo do mar no país. Tudo isto por causa da incoerência humana que desaprendeu que lixo tem que ser jogado no lixo.

As imagens vindas da França são tristes e desanimadoras. A organização Opération Mer Propre veio a público protestar, e, as tem publicado em várias ações de limpeza feitas em Antibes e na baía de Golfe-Juan, na Riviera Francesa, e extraíram uma quantidade enorme de máscaras de proteção hospitalar e luvas de látex do fundo do mar.

“Estávamos esperando por elas, elas chegaram, mas não no lugar certo … As primeiras máscaras apareceram no Mediterrâneo”, dizia um post na página da associação no Facebook.

A pandemia levou muitas pessoas a utilizarem máscaras de proteção facial, e, em outros casos luvas cirúrgicas, mas o inesperado está acontecendo, as pessoas estão descartando estes materiais em qualquer lugar, sem consciência alguma. Com isto, geralmente estes resíduos vão parar nos rios e eles acabam desaguando nos mares, o resultado é que a poluição aumentou sensivelmente. Isto tende a piorar, afinal, a cada dia que se passa, aumentam a produção de máscaras descartáveis.

“Usando o peso médio de 11 gramas (que leva em consideração todos os tipos de máscaras) e um requisito intermediário de 37,5 milhões, haveria uma produção diária de cerca de 410 toneladas. A produção calculada até o final de 2020 (cerca de 240 dias) seria, portanto, entre 60.000 e 175.000 toneladas de resíduos, com um valor médio de cerca de 100.000 toneladas”

É triste afirmar, mas, estes resíduos estão aumentando significativamente a quantidade de lixo marinho, prova disto são as imagens expostas pela Opération Mer Propre. A associação afirma que: as máscaras utilizadas contra o coronavírus estão formando um verdadeiro tapete no fundo do mar juntamente com vários tipos de plásticos e latas, o que além de enganar os peixes como sendo alimento, fator que os matam, aumentam em muito a questão da contaminação da água.

Facebook
Facebook
Facebook
Facebook

Para se ter uma ideia da gravidade, veja as fotos registradas pelo fundador da Associação, Lauren Lombard, você ficará surpreso com o nível de destruição e degradação que está tomando conta dos mares franceses.

Laurent Lombard, fundador da associação, fez uma previsão curiosa e assustadora: Sabemos que mais de 2 bilhões de máscaras estão sendo compradas, provavelmente boa parte delas virão para o fundo dos mares, assim, brevemente no mar Mediterrâneo terá mais máscaras e luvas do que águas-vivas.

“A crise da saúde nos permitiu ver o melhor e o pior de nós, se não fizermos nada, é a pior coisa que acontecerá, enquanto é simplesmente uma questão de bom senso evitar tudo isso. Eu diria apenas que basta diferenciar corretamente uma máscara descartável, jogando-a no lixo como todos os outros resíduos “.

Facebook

Com informações: GreenMeOperationMerPropreFacebook

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Share
Published by
Sensível Mente

Recent Posts

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

9 meses ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

9 meses ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

9 meses ago

Você está feliz? A primeira coisa que você vê na imagem pode lhe dar uma resposta

Por: Roberta Freitas Quantos de vocês gostam de se desafiar com testes visuais e jogos…

9 meses ago

Jovem trabalhou colhendo uvas para pagar a faculdade e foi contratado por uma multinacional

Conheça a história inspiradora de Joel, um verdadeiro guerreiro argentino que nunca perdeu a fé…

9 meses ago

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire Neste trecho da palestra de Paulo Freire para…

9 meses ago