Por: JCS

Bicicletas sempre serão uma alternativa sustentável para transporte e lazer, e não emitem gases que poluem o ar e nem aumentam o efeito estufa, ajudam o planeta e permitem que o corpo humano se exercite de maneira saudável. Com a pandemia, elas se destacaram por serem uma opção de locomoção individual que evitam as aglomerações nos transportes públicos e são muito mais baratas que os automóveis.

Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldades para aderir à Bike como alternativa de transporte nos centros urbanos. O primeiro motivo é a segurança, afinal, muitos motoristas não respeitam as bicicletas no trânsito. Outro motivo é o grande esforço físico feito para pedalar, conforme a distância, a pessoa pode sofrer muito, para os que estão começando a pedalar o sofrimento pode ser grande.

Captura de Tela 56 - Bicicleta elétrica com 4 rodas promete ser segura e confortável
Foto: Divulgação | CityQ

Pensando em colocar fim nestes dois sofrimentos, a CitYQ foi lançada na Europa, e traz muita segurança e conforto: pois tem quatro rodas que dão muito mais estabilidade, e possui uma carenagem que protege contra o vento e chuva, assim, a pessoa fará muito menos esforço nas pedaladas, afinal ela é elétrica.

capa oficial - Bicicleta elétrica com 4 rodas promete ser segura e confortável

A empresa norueguesa CityQ AS que desenvolveu o projeto. Esta bicicleta é praticamente um miniveículo movido a pedaladas e por um motor assistente de 250W. Os pedais, contudo, não estão diretamente ligados ao mecanismo de tração, substituído por um sistema de tração que é gerenciado por um software parecido ao que se encontra nos carros elétricos. Sendo que as pedaladas geram energia e a CityW usa energia para se mover.

3 5 - Bicicleta elétrica com 4 rodas promete ser segura e confortável
Foto: Divulgação | CityQ

Com carga total de 5 horas, as baterias fornecem uma autonomia de 100 quilômetros. Se a carga da bateria acabar, a bicicleta funciona com as pedaladas.

Ela tem vários pontos positivos: para-brisas, portas laterais e teto, itens que aumentam a segurança e o conforto, podendo carregar até dois adultos. O espaço traseiro da cabine pode transportar até duas crianças pequenas ou ser usado como bagageiro.

Captura de Tela 57 - Bicicleta elétrica com 4 rodas promete ser segura e confortável
Foto: Divulgação | CityQ

As dimensões da Bike CityQ são: 2,2 m de comprimento por 87 centímetros de largura e 1,5 metro de altura. Pesa 68 kg e pode transportar cerca de 300 kg.

Conforme o fabricante, a bike se enquadra na legislação de trânsito como uma bicicleta elétrica, garantindo sua circulação em ciclovias e seu transporte em racks para bicicletas. Outro ponto positivo é que para dirigir essa bike não é preciso ter nenhuma licença ou carteira de habilitação.

Em respeito às leis de trânsito da Europa, a velocidade máxima que a CityQ atinge é 25 km/h. Equipada com transmissão elétrica, a bike conta com marcha a ré, modo de carga pesada e velocidade cruzeiro.

6 - Bicicleta elétrica com 4 rodas promete ser segura e confortável
Foto: Divulgação | CityQ

No momento, a CityQ encontra-se disponível para compra só no site da fabricante (WWW.cityq.biz) custando 7.450 euros, aproximadamente R$ 48.500

O vídeo abaixo, apesar de estar em Inglês, fala um pouco sobre a CityQ

Com informações: ciclovivo
Imagens: Divulgação/CityQ

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.