Por: JCS

A cidade de Kansas City possui uma biblioteca pública que é considerada a mais surpreendente de todas, uma verdadeira preciosidade da arquitetura, afinal, sua fachada se difere das outras por apresentar “livros enfileirados” como se estivessem em uma estante. Dessa maneira, é um convite instigante para que quem passar ali entre para conhecer o interior.

Devido a  arquitetura moderníssima, hoje, a biblioteca é um dos locais mais visitados da cidade, e foi fundada em 1873. Em 2004 o prédio passou por uma modernização que custou cerca de 50 milhões de dólares, vindos dos cofres municipal, estadual e federal.

Um dos pontos mais instigantes do projeto é a fachada, que comporta uma imitação de 22 lombadas gigantes de livros, que medem cada um 7,5m de altura por 2,70m de largura, com títulos bem significativos de diferentes segmentos da literatura.

Atualmente, o prédio tem 5 andares com várias salas para conferências, tanto de grupos como salas reservadas para uma leitura tranquila. Leitura e café caminham juntos, tanto que no primeiro andar há um café incrivelmente aconchegante. No quinto andar há um espaço para pesquisas, que se chama Missouri Valley Room, contando com um grande e belíssimo acervo sobre a história local.

capa oficial - Biblioteca Pública de Kansas Tem Fachada Impressionante!

No terceiro andar tem o H&R Block Business & Career Center, que é um centro de serviços com o objetivo de ajudar os clientes a se transformarem em empresários de sucesso, achando bons empregos, preenchendo sua carreira profissional e organizando suas finanças pessoas, eles não têm fins lucrativos. Por fim, há o estacionamento, que é aberto todos os dias (sendo que a primeira hora é grátis).

Em todas as dependências do prédio, há sinal de Wi-Fi gratuito, a biblioteca disponibiliza 66 computadores e 12 laptops, para que a população faça as consultas. Visando a participação da população, foram disponibilizados seis espaços de eventos, que podem ser alugados, além de quatro salas de reuniões, área dedicada para crianças e claro, sala para exibição de filmes. A reforma de modernização custou aproximadamente 50 milhões de dólares, vindos dos cofres municipal, estadual e federal. A biblioteca além de disponibilizar milhares de livros, conta também com audiobooks e filmes.

Há muitas filiais dela distribuídas pela cidade (inclusive uma de língua latina, onde todos os funcionários são bilíngues), mas é, sem dúvida, esta, a Biblioteca Central, a que mais desperta a atenção, pela arquitetura única.

Kansas City Public Library Missouri USA 696x465 1 - Biblioteca Pública de Kansas Tem Fachada Impressionante!
Kansas City Public Library – Missouri

Veja a lista de livros representados na fachada da biblioteca:

– Histórias da Cidade de Kansas, vários autores;
– Ardil 22, de Joseph Heller;
– Histórias de Crianças, vários autores;
– A primavera silenciosa, de Rachel Carson;
– O Pioneers!, de Willa Cather;
– Cem anos de Solidão, de Gabriel García Márquez;
– Seus olhos viam Deus, de Zora Neale Hurston;
– Fahrenheit 451, de Ray Bradbury;
– A república, de Platão;
– As aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain;
– Tao Te Ching, de Lao Tzu;
– The Collected Poems of Langston Hughes, de Langston Hughes;
– Black Elk Speaks: Being the Life Story of a Holy Man of the Oglala Sioux, de Black Elk;
– Por favor não matem a Cotovia, de Harper Lee;
– Homem Invisível, de Ralph Ellison;
– Journals of the Expedition, de Meriwheter Lewis e William Clark;
– Undaunted Courage, de Stephen Ambrose;
– O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien;
– A Tale of Two Cities, de Charles Dickens;
– Charlote’s Web, de E. B. White;
– Romeu e Julieta, de William Shakespeare;
– Truman, de David McCullough G.

Fontes: Revista Decor e Biblioteca Unisinos

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS