Por: JCS

Belo Horizonte inaugurará nesta terça-feira (09), o primeiro hospital veterinário em que os atendimentos serão totalmente gratuitos, tudo por conta da prefeitura.

Uma das funções do hospital é dar apoio a famílias de tutores de cães e gatos que não têm condições de pagar tratamentos veterinários.

O bom deste hospital é que além de fornecer o atendimento de urgência, os animais também poderão fazer exames de imagens e laboratoriais, cirurgia e internação.

O hospital está instalado no bairro Carlos Prates, Noroeste de Belo Horizonte, tendo a capacidade de atender 30 cães ou gatos por dia.

capa oficial - BH monta o primeiro hospital veterinário em que os atendimentos são gratuitos

Deste total, 27 atendimentos serão para os animais da população de baixa renda e três para animais de protetores ou entidades de defesa do animal, situadas no município de BH.

Como será o atendimento?

Os donos ou responsáveis dos animais terão que preencher um cadastro, apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. O tutor, obrigatoriamente terá que apresentar a inscrição no Cadastro único para Programa Sociais (CadÚnico).

O hospital atenderá normalmente durante o dia. À noite é reservada apenas para internação de animais e eventuais atendimentos de emergência.

Os novos atendimentos, retornos de consultas e os atendimentos de urgência, serão atendidos normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. De segunda a sábado, das 14h às 20h, serão atendidos apenas casos de cirurgias, com prévio agendamento.

Tratamentos de doenças

Conforme Leonardo Maciel, gerente de Defesa dos Animais, um hospital veterinário com atendimentos gratuitos ajudará muito no controle de zoonoses da cidade.

“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, diz o profissional.

Leonardo faz questão de lembrar que, mesmo que o hospital faça castração de cães e gatos, a meta e função principal do hospital é atender e tratar as DOENÇAS dos animais.

Este belo projeto de hospital foi feito com uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo, organização da sociedade civil (OSC) vencedora do edital de Chamamento Público, publicado em maio de 2020.

Serviço:
Hospital Veterinário Público de Belo Horizonte
Endereço: rua Bom Sucesso, 731, bairro Carlos Prates
Mais Informações: faleconosco@anclivepa-sp.com.br

Com Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

OUTRAS LEITURAS



Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS