A renomada bailarina espanhola Marta González, falecida no início da pandemia, foi homenageada por sua notável carreira artística.

Com o passar dos anos, as lembranças dos momentos mais importantes da vida sempre permanecem. Marta González , Primeira Dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960, foi lembrada com uma comovente homenagem aos seus últimos anos de vida, com um vídeo onde aparece dançando ao som da popular canção Swan Lake (assista baixo) .

A renomada dançarina espanhola, falecida no início da pandemia COVID-19 , voltou a ganhar popularidade depois que a organização Música para Despertar compartilhou o audiovisual de sua dança apaixonadamente em sua cadeira de rodas , lembrando todos os passos desta valsa por Pyotr Ilyich Tchaikovsky .

Captura de Pantalla 2020 11 10 a las 11.08.59 - Bailarina com Alzheimer desperta ao ouvir "O Lago dos Cisnes"
Foto: Música para acordar

É um vídeo gravado em 2019 na Residência Muro de Alcoy , Valência, Espanha, onde residiu. Porém, o mais impressionante é que González, mesmo sofrendo de Alzheimer, se lembrava de cada passo da música sem problemas. Ela, apesar da idade avançada, deixou seu corpo fluir ao ritmo da música.

Nesse vídeo, de pouco mais de 3 minutos, Marta pode ser vista usando fones de ouvido e pedindo para aumentar o volume da música. Então, sua mão direita trêmula começa a dançar sozinha, como se ela não pudesse evitar.

Captura de Pantalla 2020 11 10 a las 11.09.42 - Bailarina com Alzheimer desperta ao ouvir "O Lago dos Cisnes"
Foto: Música para acordar
Captura de Pantalla 2020 11 10 a las 11.10.27 - Bailarina com Alzheimer desperta ao ouvir "O Lago dos Cisnes"
Foto: Música para acordar

Depois de alguns segundos, ela também não conseguiu conter a emoção, com os olhos marejados. Porém, quando a melodia tomar mais força, deixe todo o seu corpo, com total liberdade, acompanhar a música.

Captura de Pantalla 2020 11 10 a las 11.09.27 - Bailarina com Alzheimer desperta ao ouvir "O Lago dos Cisnes"
Foto: Música para acordar

“Isso me excita”, diz Marta, antes de enxugar algumas lágrimas do rosto.

“Um dos momentos mais impressionantes que vivemos desde Music to Wake up. Poder ouvir esta imensa obra de arte com quem a dançou e foi parte fundamental da sua história. O poder da música é incomensurável. Graças à vida “ , escreveu esta organização na publicação em seu canal no YouTube.

“Obrigado à Residência Muro de Alcoy por nos abrir as suas portas e o seu coração. Experiências de vida inesquecíveis e muito para aprender com nossos sábios e mulheres. A imensa Marta C. González, descanse em paz ”, acrescentam.

Captura de Pantalla 2020 11 10 a las 11.10.05 - Bailarina com Alzheimer desperta ao ouvir "O Lago dos Cisnes"
Foto: Música para acordar

Essa organização busca usar a música como terapia psicológica para pacientes com Alzheimer . Uma dessas sessões deixou um momento comovente que ficará na memória de quem acompanha o trabalho artístico de Marta.

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS