CORONAVÍRUS

Atuação do governo federal na pandemia é “criminosa” e “suicida”, conforme ANM

Por: JCS

A Academia Nacional de Medicina (ANM), foi enfática em dizer que é “suicida” e “criminosa” a política do governo federal em administrar e enfrentar uma pandemia tão fatal quanto a de Covid-19 , inclusive o planejamento da vacinação. A nota publicada, foi assinada por Rubens Belfort Jr., presidente da ANM, e afirma que “é impossível” que uma campanha nacional de imunização funcione com planos federais e estaduais paralelos.

Em nota divulgada na sexta-feira, (11), a ANM “manifesta enorme indignação pelo descaso, descuido e negligência por parte das autoridades governamentais e das classes políticas que seguem omissas e servis a interesses eleitorais, menosprezando a vida dos cidadãos”. Nesta última semana, várias entidades se manifestaram contra a política do governo, tanto pela escolha da vacina, quanto pelas datas da provável vacinação em massa.

A ANM afirma que está acompanhando de perto e muito preocupada com a evolução da pandemia da Covid-19, que se expande pelo Brasil. “O negacionismo irresponsável de muitos gestores e políticos precisa cessar já”. Conforme a nota, maior parte dos 180 mil mortos pela infecção poderia ter sido evitada. “O tempo perdido com a falsidade matou dezenas de milhares e vai seguir matando. Quanta falta de decoro sanitário e inacreditável leviandade. Ignorância vergonhosa! ”

Foto: Eduardo Anizelli -Folhapress

A academia soltou o verbo e acusou governadores e prefeitos de se omitirem não ditando e nem restringindo as atividades públicas, para frear a disseminação do vírus. “Há necessidade imediata de implementação de exemplos e de medidas de proteção individual e coletiva, controlando-se o risco aumentado pelas atividades recreativas e sociais, atualmente descontroladas pela falta de liderança” (veja o comunicado abaixo) – A testagem em massa foi outra medida que não foi adotada, conforme a academia.

Em relação a vacinação, a ANM sugere que “para se evitar uma tragédia ainda maior, é imprescindível a priorização da avaliação técnica das diferentes vacinas e a imediata liberação de todas as que forem aprovadas pela Anvisa”. Na ótica da NM, a vacinação em massa deveria ter começado há muito tempo, a exemplo do que acontece em outros países, como o Reino Unido. “Não há razão para punirmos mais o Brasil com a morosidade proposta de se aguardar meses”.

Covas abertas no Cemitério Parque de Manaus, no bairro Tarumã (Foto: Sandro Pereira /Fotoarena/Folhapress)

“Na defesa de milhares e milhares de vidas que certamente serão ainda perdidas, se essa política suicida e criminosa não for de imediato inteiramente modificada, a Academia Nacional de Medicina, mais uma vez, manifesta enorme preocupação e conclama a todos da sociedade brasileira a exigir de nossos governantes e políticos o que o Brasil tem direito e não vem recebendo”, finaliza a nota.

Veja a nota na íntegra:

Nota site, Academia Nacional de Medicina
Nota site, Academia Nacional de Medicina

Com informações: ANM

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

11 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

11 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

1 ano ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago