CORONAVÍRUS

Atuação do governo federal na pandemia é “criminosa” e “suicida”, conforme ANM

Por: JCS

A Academia Nacional de Medicina (ANM), foi enfática em dizer que é “suicida” e “criminosa” a política do governo federal em administrar e enfrentar uma pandemia tão fatal quanto a de Covid-19 , inclusive o planejamento da vacinação. A nota publicada, foi assinada por Rubens Belfort Jr., presidente da ANM, e afirma que “é impossível” que uma campanha nacional de imunização funcione com planos federais e estaduais paralelos.

Em nota divulgada na sexta-feira, (11), a ANM “manifesta enorme indignação pelo descaso, descuido e negligência por parte das autoridades governamentais e das classes políticas que seguem omissas e servis a interesses eleitorais, menosprezando a vida dos cidadãos”. Nesta última semana, várias entidades se manifestaram contra a política do governo, tanto pela escolha da vacina, quanto pelas datas da provável vacinação em massa.

A ANM afirma que está acompanhando de perto e muito preocupada com a evolução da pandemia da Covid-19, que se expande pelo Brasil. “O negacionismo irresponsável de muitos gestores e políticos precisa cessar já”. Conforme a nota, maior parte dos 180 mil mortos pela infecção poderia ter sido evitada. “O tempo perdido com a falsidade matou dezenas de milhares e vai seguir matando. Quanta falta de decoro sanitário e inacreditável leviandade. Ignorância vergonhosa! ”

Foto: Eduardo Anizelli -Folhapress

A academia soltou o verbo e acusou governadores e prefeitos de se omitirem não ditando e nem restringindo as atividades públicas, para frear a disseminação do vírus. “Há necessidade imediata de implementação de exemplos e de medidas de proteção individual e coletiva, controlando-se o risco aumentado pelas atividades recreativas e sociais, atualmente descontroladas pela falta de liderança” (veja o comunicado abaixo) – A testagem em massa foi outra medida que não foi adotada, conforme a academia.

Em relação a vacinação, a ANM sugere que “para se evitar uma tragédia ainda maior, é imprescindível a priorização da avaliação técnica das diferentes vacinas e a imediata liberação de todas as que forem aprovadas pela Anvisa”. Na ótica da NM, a vacinação em massa deveria ter começado há muito tempo, a exemplo do que acontece em outros países, como o Reino Unido. “Não há razão para punirmos mais o Brasil com a morosidade proposta de se aguardar meses”.

Covas abertas no Cemitério Parque de Manaus, no bairro Tarumã (Foto: Sandro Pereira /Fotoarena/Folhapress)

“Na defesa de milhares e milhares de vidas que certamente serão ainda perdidas, se essa política suicida e criminosa não for de imediato inteiramente modificada, a Academia Nacional de Medicina, mais uma vez, manifesta enorme preocupação e conclama a todos da sociedade brasileira a exigir de nossos governantes e políticos o que o Brasil tem direito e não vem recebendo”, finaliza a nota.

Veja a nota na íntegra:

Nota site, Academia Nacional de Medicina
Nota site, Academia Nacional de Medicina

Com informações: ANM

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

Japão cria bancos aquecidos para ajudar pessoas em situação de rua — e o mundo está aplaudindo!

Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…

18 horas ago

Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas?

🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…

5 dias ago

Quem viu, nunca esqueceu: o clássico dos anos 90 que traumatizou uma geração

Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…

7 dias ago

As palavras finais de Stephen Hawking sobre o destino da humanidade chocaram o mundo!

Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…

1 semana ago

Brasileiros fazem isso sem saber — e lá fora é visto como falta de respeito!

Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…

2 semanas ago

Ele só machucou o bracinho… mas acabou curando milhões de corações na internet

Às vezes, não é uma grande história que emociona o mundo — é um pequeno…

2 semanas ago