Por: JCS

A França já foi muito castigada pela pandemia, contudo, a administração de um lar de idosos planejaram várias maneiras para proteger seus idosos e assim, não permitiram que nenhum de seus preciosos idosos fossem atingidos pela covid-19, e como conseguiram isto?

Os cuidadores de forma bem pedagógica e dinâmica criaram várias atividades muito criativas para que eles gastassem o tempo deles de forma bem participativa e divertida, uma das atividades foi transformar as pacatas noites de isolamento em “festas do pijama” envolvendo 106 idosos que vivem no lar.

A administradora da casa de repouso, Valerie Martin, informa que a casa fica em Corbas, comuna francesa da região metropolitana de Lyon. Logo que ela percebeu os terríveis perigos que o coronavírus causava aos idosos da Europa, levou à serio os riscos e tomou medidas preventivas antecipadas para a total proteção de seus residentes.

“Eu disse “Não”. Não vai acontecer aqui. Meus moradores ainda têm muito pelo que viver”, disse Valerie.

A primeira atitude que ela tomou foi fechar totalmente o local, convidou vários funcionários e enfermeiras para ajudarem no confinamento, que provavelmente duraria 3 semanas.

Sem que esperasse, 29 dos funcionários de forma decidida e voluntária resolveram ficar, e trouxeram seus sacos de dormir e travesseiros para formarem seus dormitórios ambulantes.

Assim, funcionários e idosos se juntaram em um belo confinamento.

Eles não imaginavam, mas o confinamento acabou durando o dobro do período inicial, ou seja: 47 dias e noites sem sair da casa de repouso. Foi uma vivência espetacular, muitas descobertas e aprendizados entre todos.

lar idosos impede contagio coronavirus com festa pijama 2 636x420 1 - Asilo completou 47 dias com animadas festas do pijama e impediu que a covid-19 infectasse seus idosos
Foto: Arquivo pessoal / Valerie Martin

O que não faltou foi criatividade para as atividades bombarem na casa de idosos: foram casamentos de mentirinha, muitos jogos que os reuniam nas noites, refeições comunitárias, chegaram a jogar bombas de água entre eles e nos outros! Tudo com o objetivo de mantê-los distraídos, com humor e muita diversão, e assim, os dias passavam com muita leveza.

lar idosos impede contagio coronavirus com festa pijama capa 696x362 1 - Asilo completou 47 dias com animadas festas do pijama e impediu que a covid-19 infectasse seus idosos
Foto: Arquivo pessoal / Valerie Martin
lar idosos impede contagio coronavirus com festa pijama 1 642x420 1 - Asilo completou 47 dias com animadas festas do pijama e impediu que a covid-19 infectasse seus idosos
Foto: Arquivo pessoal / Valerie Martin

O bom deste ajuntamento do bem, foi que todos se isolaram antes do surto da covid-19 explodir, nem os funcionários e nem os idosos estavam infectados, assim, podiam se encontrar para as várias vivências divertidas durante o dia e noite, eram bons bate-papos e muitas brincadeiras divertidas, principalmente nas festas do pijama.

Foi um final feliz!

Em maio, assim que acabou a super quarentena, todos os residentes fizeram testes de coronavírus e felizmente, todos os 106 idosos residentes tiveram os resultados negativos. Eles celebraram a vitória com muitos abraços e um dia de cantorias!

“Conseguimos”, dizia Vanessa” … Foi uma grande vitória”.
“Foi um pouco como entrar em um acampamento de férias” revelou.

“Viver em um bloqueio com 130 pessoas é extremamente gratificante”, disse ela, toda feliz da vida. Assim, os grandes beneficiados nesta história foram os idosos da casa de repouso, que agradecem de coração os bons tratos recebidos.

 

Com informações: RPA

Crédito imagens: Arquivo pessoal / Valerie Martin

 

OUTRAS LEITURAS



Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS