CORONAVÍRUS

As máscaras reduzem imensamente os riscos de contaminação, assim apontam estudos.

Por: JCS

A exigência de utilização de máscaras faciais de proteção nos locais fortemente contaminados pela Covid-19 evitou milhares de infecções, aponta um novo estudo.

Pode até parecer simples, más a utilização de máscaras é de extrema importância para prevenir a contaminação e a disseminação do coronavírus e principalmente a mortal COVID-19, assim, a máscara é mais eficiente do que o distanciamento social e a pressão por ficar apenas em casa,  é o que os pesquisadores disseram no estudo publicado no PNAS: The Proceedings of the National Academy de Ciências dos EUA.

O estudo notou que as quantidades de infecções diminuíram profundamente desde que as pessoas começaram a usar as máscaras de proteção desde 6 de abril no norte da Itália e 17 de abril na cidade de Nova York- que na ocasião era uma das áreas mais atacadas pela covid-19 – apontou o estudo.

“Esta medida protetora por si só reduziu significativamente o número de infecções, ou seja, em mais de 78.000 na Itália de 6 de abril a 9 de maio e mais de 66.000 na cidade de Nova York de 17 de abril a 9 de maio”, estimaram os pesquisadores.

Em Nova York, quando o uso de máscaras foi implementado, a taxa diária de novas infecções caiu para 3,00% ao dia, confirmaram os pesquisadores. No restante do país, as novas infeções diárias continuaram a se proliferar, ou seja, quanto mais as pessoas se protegerem, menor será a probabilidade de se infectar.

Haviam as precauções com o “contato direto” – distanciamento social, isolamento, quarentena e boa higienização das mãos- a maior parte das pessoas já praticavam essas regras, antes da obrigação do uso de máscaras entrarem em vigor na Itália e em Nova York. Contudo, eles apenas ajudaram a diminuir a transmissão viral por contato direto, e a cobertura da face ajuda na prevenção de transmissão aérea, confirmam os pesquisadores.

“A função única da cobertura facial para bloquear a atomização e inalação de aerossóis contendo vírus é responsável pela redução significativa das infecções”, afirmam eles. Indicando “que a transmissão aérea de COVID-19 representa a rota dominante de infecção”.

Pensando nesta proteção eficiente, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos pediu para que os produtores de grandes eventos que utilizem “gritos, cânticos ou cânticos para encorajar fortemente o uso de coberturas faciais de pano para diminuir o risco de propagação do coronavírus”.

Com informações: Agência de notícias Reuters
Crédito Imagem: Pixabay

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Share
Published by
Sensível Mente

Recent Posts

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

9 meses ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

9 meses ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

9 meses ago

Você está feliz? A primeira coisa que você vê na imagem pode lhe dar uma resposta

Por: Roberta Freitas Quantos de vocês gostam de se desafiar com testes visuais e jogos…

10 meses ago

Jovem trabalhou colhendo uvas para pagar a faculdade e foi contratado por uma multinacional

Conheça a história inspiradora de Joel, um verdadeiro guerreiro argentino que nunca perdeu a fé…

10 meses ago

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire Neste trecho da palestra de Paulo Freire para…

10 meses ago