Agosto de 2020 será uma data que nenhum libanês esquecerá. O mundo inteiro testemunhou a explosão no porto da cidade, que deixou mais de 200 mortos e milhares de feridos. Este é um reconhecimento para eles, em sua homenagem.

A cidade começa a se levantar. Depois da terrível explosão no porto de Beirute , o tempo e o enorme trabalho de voluntários deram início à reestruturação da cidade. O saldo foi de cerca de 200 mortos, quase 7 mil feridos e uma cidade que começa a se levantar. Da mesma forma, esta homenagem é elevada.

A artista libanesa Hayat Nazer criou uma escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão. Ela usou vários escombros para representar a dor experimentada por uma nação inteira. Vai em homenagem a todos os caídos e aqueles que sofreram as devastações deste acidente. A imagem fala por si.

1 1 2 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

Ela deu uma entrevista ao artista local para o meio My Modern Met , onde falou sobre sua inspiração e a grande batalha que o país está lutando para seguir em frente.

2 3 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

Seu trabalho é sobre uma mulher, que surge como a fênix, digna e forte sobre suas cinzas.
Embora tudo tenha começado muito antes, com a chamada “Revolução Libanesa”, que a inspirou a se manifestar por meio da arte.

“Eu trabalhava para as Nações Unidas, depois deixei o meu trabalho para ser artista porque sentia a necessidade, não era o desejo, mas a necessidade de pintar e fazer arte.

E eu queria lutar pela arte. E eu nunca fiz nenhuma escultura antes na minha vida. Eu não sabia fazer, mas queria muito fazer ”.

–Comentou o artista em My Modern Met–

3 3 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

Pouco depois, ocorreu a explosão, que ainda está viva na memória dos sobreviventes e de todo o povo libanês.

“A explosão aconteceu e eu parei tudo. Saí para a rua e comecei a trazer colchões, barracas, comida, tudo que pude coletar para ajudar as pessoas atingidas pela explosão. Aí começamos a limpar as casas e ruas das pessoas para que as pessoas pudessem voltar para suas casas porque as casas estavam cheias de vidros quebrados, móveis quebrados e tudo.

Muita gente se juntou a mim e íamos limpar casas e eu não queria jogar o entulho fora. Arrumei nas malas e levei para minha casa, que também é minha oficina ”.

–Relacionado com Hayat–

4 3 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

Hayat queria que sua estrutura fosse bonita, além do que nossos olhos veem. Em homenagem à bela cidade que é Beirute, representando a dor e a alegria de renascer.

Ela tem pernas de vidro quebrado, fios para cabelo, plásticos para roupas. É o produto de nossa própria sociedade.

5 2 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

O sucesso da escultura de Nazer foi tamanho que os cidadãos colocaram espontaneamente uma bandeira libanesa em suas mãos. É a representação do espírito de luta de um povo inteiro.

6 2 1 - Artista libanesa cria escultura poderosa com as cinzas deixadas pela explosão em Beirute. Um tributo
Foto: Hayat Nazer

O avanço do tempo vai curar as feridas de Beirute e curar as almas das pessoas afetadas. Juntos, vocês podem seguir em frente.

Assim como a fênix e a escultura de Hayat , eles irão subir.

 

Tradução e adaptação: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS