Por: JCS

Will Smith, ator, 51 anos, fez pela primeira vez exame de colonoscopia e “encontrou” um pólipo pré-canceroso nas paredes de seu intestino. Will informou os detalhes do procedimento aos seus seguidores em um canal do Youtube, nesta quarta, (06).

A colonoscopia é um exame invasivo que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado). Para isso, um aparelho chamado de colonoscópio é introduzido no ânus – e avalia a presença de câncer, males inflamatórios como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, o dispositivo interno além de filmar o intestino, consegue retirar pólipos suspeitos e materiais para biópsias.

O ator fez o exame pela primeira vez por conta de sua idade. Normalmente os médicos pedem que esse exame seja feito a partir dos 45 anos, para prevenção.

os polipos sao alteracoes na mucosa do intestino - Após retirar pólipo pré-canceroso, Will Smith fala sobre a importância da colonoscopia.
Foto: Reprodução

“E isso para quem não sente nada, não tem sintomas. Quem tem sangramento, cólicas e emagrecimento anormal, independentemente da idade, deve ir ao médico para fazer uma investigação”, conforme Rodrigo Oliva, cirurgião do aparelho digestivo da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Pólipo pré-canceroso o que é?

O intestino é revestido, internamente, por uma mucosa intestinal (parede interna do intestino), essas paredes são formadas por camadas de células que se renovam constantemente. Por alguma razão desconhecida, uma única célula da mucosa apresenta uma mutação genética, se reproduzindo mais rapidamente que ela deveria. “Uma única célula, em vez de formar uma pele de nova, forma uma espécie de verruga, um aglomerado de células que passou a se reproduzir de maneira desordenada”.

O pólipo é essa pequena verruga, normalmente ele nasce benigno. Se torna perigoso quando essa verruga invade a camada profunda da mucosa, e torna-se maligna. Conforme Oliva, todos os pólipos benignos são chamados de pré-cancerosos. “Afinal, eles não são um câncer ainda, mas podem se tornar.” Todo câncer em geral nasceu de um pólipo. Mas nem todo pólipo vira um câncer.

A grande vantagem da colonoscopia, é que o especialista durante o exame retira aqueles pólipos que encontra e os leva para análise clínica. “No caso de Smith, por exemplo, como não foram encontrados pólipos malignos, ele provavelmente voltará a fazer o exame daqui uns três anos, para checar se novos pólipos cresceram”, Afirma Oliva. A probabilidade de quem já teve pólipo uma vez e ter de é muito grande.

O médico de Will informou que, caso o pólipo não fosse retirado, certamente ele continuaria crescendo. Will Smith ficou estarrecido: “Quando resolvi fazer o vlog, só pensei: ‘Isso vai ser engraçado’. Não fazia ideia que encontrariam um pólipo”.

Que tal ficar com sua saúde em dia? Procure um médico !

Com informações: UOL


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS