Psicologia

Ansiedade para comer doce

Por: Elena Sanz

Diz um ditado popular: “para sabores, cores”; algo que poderia facilmente ser estendido a: “para sabores, sabores”. É comum cada um de nós sentir preferência por um tipo de sabor e alimento. No entanto, muitas pessoas sentem um desejo por doces que vai além de sua predileção natural .

Todos nós conhecemos os efeitos prejudiciais de uma dieta à base de excessos neste tipo de produtos. No entanto, o desejo predominante de consumi-los parece irreprimível . Portanto, se queremos combater essa necessidade prejudicial, devemos entender por que ela ocorre.

Qual é a ansiedade de comer doce?

Em primeiro lugar, é necessário definir em que consiste a ansiedade de comer doces, pois comer alimentos ricos em açúcar não é, em si, negativo. A glicose é necessária para o bom funcionamento do corpo ; é nossa principal fonte de energia.

O que acontece é que nem todos os tipos de açúcar são benéficos . E aqueles que costumam sentir desejo por doces tendem a escolher os mais prejudiciais; isto é, doces e outros alimentos industrializados e processados.

Além disso, não se trata de alimentação consciente e voluntária, mas impulsiva. A vontade de comer doce aparece e é quase impossível lutar contra ela. Assim, após ter sucumbido a esse impulso, a pessoa experimenta um alto nível de culpa .

Crédito imagem: Pixabay

Quais são as causas?

Não é possível identificar uma única causa que explica a origem do desejo de comer doces. Em cada caso, vários fatores intervêm ; no entanto, os mais comuns são os seguintes:

Altos níveis de estresse

Muitas pessoas, ao passarem por períodos de especial nervosismo ou tensão psicológica, sentem que o estômago fecha e mal conseguem comer. No entanto, em muitos outros casos, o estresse desencadeia a necessidade de ingerir açúcar.

Isso se explica pelo fato de o estresse ser uma reação natural do organismo que nos prepara para atuar em determinadas situações de perigo. Porém, quando o estresse é sustentado, permanecemos alertas por um longo período de tempo , consumindo assim todos os nossos recursos energéticos.

Nesse caso, o corpo pede a glicose de que precisa para se repor e continuar a funcionar . E é aí que uma má escolha nos leva a escolher produtos açucarados de baixa qualidade.

Causas emocionais

Também é muito frequente que a necessidade de comer doces apareça quando o indivíduo se sente mais triste ou para baixo. De certa forma, trata-se de preencher o vazio emocional que você sente no momento com alimentos ricos em açúcar.

Mas, novamente, isso tem uma explicação. Ao comer esses tipos de produtos, o circuito de recompensa do cérebro é ativado . Ou seja, o corpo começa a liberar dopamina; o que nos faz sentir mais felizes e mais satisfeitos momentaneamente. Porém, em um curto espaço de tempo, a sensação desaparece e precisamos comer açúcar novamente, desenvolvendo uma espécie de vício nesse tipo de alimento.

Tédio

Curiosamente, não raro confundimos fome e tédio . Assim, quando não estamos sem nada com que nos ocupar, é frequente acabarmos comendo sem passar fome, optando também por alimentos menos saudáveis ​​e com maior teor de açúcares.

Crédito imagem: Pixabay

Como combater a ansiedade de comer doces?

Comer doces de forma impulsiva, excessiva e incontrolável tem consequências graves para a saúde. Portanto, é importante que busquemos o atendimento e tratamento mais adequados para este problema; algo que geralmente inclui a intervenção de vários profissionais, como psicólogos e nutricionistas .

Uma das tarefas mais importantes é aprender a identificar os diferentes estados emocionais . Pergunte-se: estou com muita fome ou apenas triste, entediado ou estressado?

Uma vez estabelecido que a fome não é o problema, será necessário adquirir estratégias mais adaptativas para lidar com a ansiedade ou a tristeza. Não é saudável usar alimentos como regulador do humor, por isso é fundamental desenvolver modos de enfrentamento mais adequados.

Por último, também é importante lembrar que o objetivo não é restringir completamente a ingestão de açúcares. Por esse motivo, dietas excessivamente restritivas não são uma boa alternativa, pois só aumentam a ansiedade em comer doces. Uma alimentação equilibrada e a atenção de profissionais qualificados constituem a melhor intervenção.

 

Adaptado e traduzido de: Lamenteesmarillosa

Crédito imagens: Pixabay

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

9 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

10 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

11 meses ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago