Os avós nos ensinaram sobre a vida, como usar a tecnologia. Don José queria usar o WhatsApp, tirar fotos e ver os aplicativos do seu banco, então pediu ajuda ao seu professor personalizado.

Para as novas gerações, a tecnologia faz parte da vida. Mas basta voltar alguns anos para perceber o quanto as coisas avançaram. Enquanto nós (adultos) tivemos que nos acostumar e nos adaptar a dispositivos eletrônicos, os idosos são bastante relutantes.

Basta olhar para os nossos avós e perceber, embora alguns não estejam muito atrás e se turvem pelo aprendizado, assim como Dom José Antonio.

O avô de 88 anos recebeu ajuda de sua neta favorita, que o ensinou a tocar áudios do WhatsApp, tirar fotos e ir ao banco. Ele desenhou seu próprio manual, feito sob medida e com todo o amor do mundo.

1 3 - A neta desenhou um "manual" para o avô tocar áudios do WhatsApp. Eu não queria deixar isso para trás!
Arquivo pessoal Raphaela Martínez

O que nos parece simples, cotidiano e trivial é um verdadeiro desafio para os idosos.
Felizmente para Don José Antonio, sua neta chamada Raphaela Martínez (25 anos) decidiu ajudá-lo com seu dispositivo móvel. A jovem trabalha diretamente com tecnologia, por isso foi bastante fácil explicar os procedimentos para o avô.

Mas é claro que às vezes a memória nos falha e provavelmente depois de algumas horas Dom José não se lembraria de como fazê-lo. Foi então que Raphaela decidiu registrar tudo em uma folha.

2 3 - A neta desenhou um "manual" para o avô tocar áudios do WhatsApp. Eu não queria deixar isso para trás!
Arquivo pessoal Raphaela Martínez

E tudo começou quando Don José viu um anúncio na televisão, onde os bancos anunciavam a modalidade online , através das suas aplicações móveis.

“Eu ficava me perguntando: ‘Vovô, você adora passear, né? Agora que você já tomou a vacina, por que deseja ver o resumo no seu celular? […] Aí ele falou: ‘Eu quero as duas opções. Quando não quero ir ao banco, quero vê-lo aqui em casa. ‘

–Raphaela disse à mídia local–

3 3 - A neta desenhou um "manual" para o avô tocar áudios do WhatsApp. Eu não queria deixar isso para trás!
Arquivo pessoal Raphaela Martínez

Com a declaração do avô, Raphaela cruzou de São Paulo para Cotia (Brasil), onde mora seu avô. Tudo para te ensinar a usar o teu telemóvel.

Foi assim que o ensinou a tirar fotos, entrar no app do banco e, claro, tocar os sempre complexos áudios do WhatsApp.
“Meu avô era fazendeiro e não tinha muita sensibilidade para clicar em botões. Então, bem, eu imediatamente percebi que teria que ensiná-lo a enviar mensagens de áudio. Agora mande uma mensagem para todos. “

Disse Raphaela.

4 3 - A neta desenhou um "manual" para o avô tocar áudios do WhatsApp. Eu não queria deixar isso para trás!
Arquivo pessoal Raphaela Martínez

E o sorriso de Don José reflete o bom trabalho de sua neta.
Assim como nossos avós nos ensinaram sobre a vida, nos alimentaram e cuidaram de nós, agora é a nossa vez de ajudá-los com uma tecnologia complexa.

 

Tradução e adaptação de: UPSOCL

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.