Por: JCS

A NASA comunicou nesta última segunda-feira (26), que descobriu moléculas de água na lua, assim, os olhos do mundo científico se voltaram para saber quem foi a pessoa que fez esta importante descoberta.

A descobridora é a jovem cientista Casey I. Honnibal, de 27 anos, ela participa do programa de pós-doutorado do Centro de Voo Espacial da Nasa. Ela é uma pessoa que apresenta dislexia (transtorno que afeta as habilidades básicas de leitura e linguagem).

A descoberta que Casey fez foi publicada em um artigo na Nature Astronomy.

Conforme informações da agência espacial, a cientista Casey possui uma grande experiência em observação, instrumentação e operação de telescópios.
Esta descoberta foi possível pelas análises de dados do Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da Nasa. Ali, ela foi uma das que liderou uma pesquisa sobre a hidratação detectada na superfície da Lua, abrindo caminhos para chegarem na descoberta das moléculas de água.

Ainda como bolsista da agência, a jovem cientista deve dar continuidade às observações lunares.

Início de carreira

Sua carreira acadêmica começou na Universidade do Arizona ao se formar em astronomia. O segundo passo foi tornar-se pesquisadora da Universidade do Havaí e ali foi membro do Observatório Estratosférico Terahertz II.

No observatório ela participou de muitos testes e operações de telescópio.
Foi responsável pela implantação do interferômetro Midas (instrumento que mede a interferência e interação de ondas eletromagnéticas).
O terceiro degrau foi quando em 2019, Casey defendeu sua dissertação de doutorado: Sensoriamento Remoto por infravermelho de Componentes Voláteis na Terra e na Lua.

A vida com dislexia

O vídeo abaixo mostra Casey ainda na Universidade do Havaí, ela fala um pouco sobre sua vida e trajetória.
Ela diz que “seria considerada a última pessoa para exercer esta função”, isto é, pelo fato de ser disléxica, fato que atrapalhou seus estudos um certo tempo.

Em um momento do vídeo ela deixa um recado para as mulheres que querem e sonham ter um cargo como o dela.

“Garotas, vocês têm que descobrir suas paixões. Se sua paixão é ciência, você precisa ir atrás disso”. Concluiu.

casey agualua e1603880051888 - A jovem cientista da NASA que descobriu água na lua é bolsista, havaiana e tem dislexia
Crédito imagem: Universidade do Havaí

Com informações: Revista Planeta

Crédito imagens: Universidade do Havaí.

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS