A Embaixada da França está com inscrições abertas até o dia 23 de novembro para brasileiros que aceitem ensinar língua portuguesa no país.

Estas vagas são para preencher o programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa, ano letivo 2021-2022.

Este trabalho será remunerado e a intenção do programa é de também dar oportunidade a estudantes brasileiros para se familiarizarem com a língua e a cultura francesa.

Remuneração!

O programa dura sete meses o os candidatos selecionados trabalharão de 1º de outubro de 2021 a 20 de abril de 2022, com carga horária de 12 horas semanais.
Os assistentes que trabalharem na França, o salário líquido dos escolhidos será de 770 e 785 euros ( ½ salário mínimo francês), cerca de 5.000 reais. Os assistentes que trabalharem na Guiana Francesa terão o salário de 1000 euros, cerca de 6.700 reais.

Aconselha-se que o assistente que viajar para a França leve no mínimo 1.000 euros de reserva.

Durante o tempo que os assistentes permanecerem prestando este serviço na França, eles terão um status de funcionários temporários do Estado francês, podendo inclusive se inscrever em uma universidade.

Exigências para concorrer à vaga

• Ser estudante brasileiro
• ter de 20 a 30 anos de idade
• Estar matriculado no último ano de graduação no momento de sua candidatura, ou caso já tenha curso superior completo, estar matriculado em outro curso superior – uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização.
• Estar matriculado numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras, ou qualquer outro curso e ter bom conhecimento da língua francesa – nível B1.

Aos que forem selecionados serão contatados para uma entrevista pessoal, por telefone, até início de dezembro.

Como se inscrever?

Os interessados devem preencher um formulário em PDF de candidatura que está disponível neste link.

Faz parte do processo seletivo anexar vários documentos ao formulário, inclusive uma cópia do passaporte com validade até o fim de 2022.

Também é necessário que um professor do candidato preencha parte do documento.

Como enviar a inscrição?

O dossiê de inscrição para o programa para dar aula de português na França deve ser enviado em PDF para o Consulado responsável pela sua região.

Dependendo do local de residência do candidato, o formulário preenchido deverá ser enviado para um endereço eletrônico diferente.

Candidatos do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, RO, RR, AC: Aline Bastos Lima
Candidatos do RJ, ES, MG: Adriana Davanture
Candidatos da BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA: Carolina Soccio
Candidatos de SP, PR, SC, RS, MS: Ivone Figueiredo

Com informações do Partiu Intercâmbio e Embaixada da França

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS