“É sobre dignidade e justiça. Depois de trabalhar muitos anos e fazer o que devia, é preciso poder se aposentar com dignidade “, diz a primeira-ministra Mette Frederiksen, a principal promotora dessa nova medida.

Porque a felicidade é importante. A palavra aposentadoria vem de júbilo, que significa “gritar de alegria”. Aposentar-se após uma vida inteira de trabalho deveria ser sinônimo de felicidade, no entanto, em muitos países é um martírio. A Dinamarca poderia fazer história com um novo projeto.

A primeira-ministra Mette Frederiksen planeja uma aposentadoria “precoce” para empregos que envolvam uma carga física maior. Foi uma das grandes promessas da autoridade em seu período de campanha e agora ele estaria muito perto de cumpri-la.

A felicidade e a dignidade das pessoas são importantes.

Mette Frederiksen Reuters - A Dinamarca planeja uma aposentadoria "precoce" para empregos mais exigentes fisicamente. Felicidade é importante
Mette Frederiksen (Reuters)

A medida tem sido apoiada por um grande número de pessoas, porém também gerou polêmica, pois significa uma mudança radical nas políticas de corte de benefícios e pensões.

A autoridade dinamarquesa já apresentou o plano, que destaca os 47 anos de serviço que os beneficiários da reforma antecipada devem cumprir. Isso significa um benefício quase exclusivo para os trabalhadores não profissionais, de acordo com meios de comunicação como o La Vanguardia .

canal 1229840 960 720 - A Dinamarca planeja uma aposentadoria "precoce" para empregos mais exigentes fisicamente. Felicidade é importante
Foto: sharonang – Pixabay

Os cálculos são feitos com 61 anos. Se o trabalhador – com essa idade – trabalhou 42 anos, poderá reformar-se um ano antes do normal (68 anos a partir de 2022). Aqueles que trabalharam 43 anos podem fazê-lo dois antes e, se tiverem 44 anos, podem se aposentar com três antecipações.

1598185521 214397 1598185596 noticia normal - A Dinamarca planeja uma aposentadoria "precoce" para empregos mais exigentes fisicamente. Felicidade é importante
RITZAU SCANPIX – REUTERS

Não é um sistema fácil de entender, mas traz benefícios, sim.

O sistema entraria em vigor a partir do ano 2022, beneficiando diretamente cerca de 38.000 dinamarqueses. O projeto atende principalmente quem trabalha a partir dos 17 ou 18 anos.

Tudo vai custar 2,6 bilhões de coroas, o equivalente a cerca de 350 milhões de euros por ano. Isso inicialmente, pois mais tarde aumentará para cerca de 3 milhões de coroas.

asdf 1 - A Dinamarca planeja uma aposentadoria "precoce" para empregos mais exigentes fisicamente. Felicidade é importante
Foto: Pixabay

Apesar de não ser maioria no parlamento dinamarquês, o projeto da primeira-ministra e seu partido (social-democrata) avançaria sem problemas.

Isso acontece quando a felicidade dos cidadãos importa, mais do que os números.

Traduzido e adaptado de: UPSOCL

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS