Por: JCS

A Ford Motor Co, veio a público comunicar, nesta segunda-feira (11) que FECHARÁ as suas três fábricas que operam no Brasil neste ano e deve assumir encargos antes dos impostos de aproximadamente US $ 4,1 bilhões, uma vez que devido a Pandemia da Covid-19 a sua capacidade de produção ficou ociosa.

A produção deve parar de imediato nas fábricas da Ford em Taubaté (SP) e Camaçari (BA), contudo, a produção de algumas peças deve continuar por alguns meses para manter os estoques para as vendas de reposição. A Troller em Horizonte (CE), Brasil, continuará trabalhando até o final do quarto trimestre.

Conforme funcionários, esta ação é parte da reestruturação global de US $ 11 bilhões que já era prevista pela matriz nos EUA, a parcela de fechamento no Brasil representa US $ 4,2 bilhões deste montante até setembro de 2020. Na bolsa de valores, hoje, as ações da Ford subiram 3.0%

capa oficial - A centenária fábrica FORD anuncia que fechará todas as suas fábricas no Brasil

Conforme o porta-voz da Ford, TR Reid, o fechamento das 3 fábricas afetará cerca de 5.000 funcionários, na maioria aqui no Brasil.

Um dos fatores que levaram a esta triste decisão é que as vendas dos veículos caíram 26% no Brasil, uma queda muito expressiva, e devem recuperar estes níveis até 2023, sendo que o foco de vendas deve ser os veículos mais baratos ou menos lucrativos da Ford.

“Sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”, afirmou, Jim Farley, presidente-executivo da Ford, através de comunicado. “Estamos mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos, encerrando a produção no Brasil. ”

Como resultado destes fechamentos das fábricas, a Ford acabará com as vendas na América do Sul do EcoSport SUV, Ka subcompact e T4 SUV assim que os estoques forem vendidos.

Com informações: Acrítica, R7

OUTRAS LEITURAS






Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.