Por: JCS

A frase “A ansiedade não tira o problema de amanhã, ela só tira a paz de hoje” circula pelas redes sociais como sendo de autoria do Pastor britânico Charles Spurgeon, em outros cantos da internet encontra-se a mesma frase um pouco modificada: “Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje.”

Provavelmente o pregador britânico construiu esta reflexão baseada nos ensinos de Jesus no evangelho de Mateus capítulo 6, versos 25 a 31:

25 -Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 -Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 -E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28 -E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29 -E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

30 -Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

31 -Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Ao que tudo indica, o ensino de Jesus resume a frase inicial, onde nos preocupamos tanto com o as coisas do amanhã que perdemos a paz de hoje, grande verdade.

Se não bastasse as preocupações de como será nosso futuro, hoje temos uma epidemia da covid-19 que tem aumentado mais ainda as nossas preocupações quanto a nossa vida, a grande maioria não sabe mais se terá emprego.

Conforme matéria da revista Exame, ” O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. (dados da OMS)… nosso país tem a maior quantidade de ansiosos do mundo, num total de 18,6 milhões de pessoas ansiosas”, ou seja: quase 10% da população sofre de ansiedade.

(veja abaixo uma pessoa com crise de transtorno de ansiedade)

A crise de ansiedade não é brincadeira…A crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa, caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.

Posted by José Carlos Santos on Thursday, June 6, 2019

Todos nós de certa maneira temos um determinado nível de ansiedade, uns mais controlados, outros menos e outros, infelizmente, a ansiedade os controla. Contudo, hoje, muitas pessoas conseguem ter um certo domínio sobre a ansiedade, seja com remédios ou meditação ou atividades físicas.

Assim, está em nossas mãos permitirmos ou não que nossas preocupações e ansiedades tirem a nossa paz de hoje e do amanhã. Que tal meditarmos à fundo na passagem que Jesus disse? se a colocarmos em prática, com certeza ela melhorará nossa qualidade de vida.

Não deixe a ansiedade tirar a alegria de sua vida

 

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS