Com o desemprego em alta por causa da pandemia de Covid-19, muitas pessoas estão buscando alternativas mais seguras para o futuro. O que você talvez não soubesse é que existem, sim, profissões que estão com falta de profissionais!

É isso mesmo! Mesmo em momentos de grande crise econômica, existem profissões que nunca passam por crises, exatamente porque há falta de pessoas que queiram atuar na área, ou pessoas sem formação para exercer essas funções.

O Brasil é um dos países que têm uma maior taxa de escassez em mão de obra qualificada. Por isso, muitas empresas têm enormes dificuldades em preencher as vagas das suas empresas.

Então, se está pensando na profissão que deve seguir, aqui vamos mostrar-lhe aquelas que estão com uma alta taxa de empregabilidade, e que têm falta de profissionais!

5 Profissões que estão com falta de profissionais em 2020

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre a profissão que devem seguir. Na hora de escolher um curso, ou uma formação, os jovens se sentem confusos, até porque não têm conhecimento da grande oferta profissional que existe.

São centenas e centenas de profissões, e a verdade é que a maioria das pessoas nem faz ideia de que muitas existem. Nesse sentido, nós aconselhamos sempre jovens e adultos a pesquisarem para perceberem as oportunidades que encontram no mercado de trabalho.
Um dos sites mais completos nesse sentido é o Guia das Profissões. Nesse portal, você vai encontrar centenas de profissões, e todas são explicadas em grande detalhe. Assim, você consegue perceber exatamente a rotina de trabalho desses profissionais.

Sem dúvida, essa é a melhor forma de descobrir se gostará, ou não, de seguir uma determinada carreira. A verdade é que não basta olhar para os números da taxa de desemprego ou emprego!

Se você não gostar daquilo que faz, não vai ser um bom profissional. Então, o melhor, sempre, é seguir uma carreira que dê prazer e faça com que você se sinta realizado no final do dia.

Mas, se pudermos aliar uma profissão que gostamos, a boas oportunidades de emprego, melhor ainda, não é mesmo?

Por essa razão, nós reunimos aqui 5 profissões que estão com falta de profissionais para você ver se alguma delas se enquadra no seu perfil profissional.
Vamos?

5 – Profissional de TI

Se existe uma profissão que está em falta no mercado de trabalho é o de Profissional de TI. Estima-se que em 2022, no Brasil, estarão faltando mais de 400 mil profissionais na área da Tecnologia da Informação.
É certo que este é um curso difícil e, por isso, muitos jovens fogem da graduação. No entanto, e tendo em conta que o futuro do mundo passa pelo digital, esta é uma profissão que garante um emprego, e um bom salário!

4 – Engenheiro de Produção

A grande vantagem da engenharia de produção é que nunca está em crise, ao contrário de outras engenharias. Por exemplo, a área da engenharia civil passa por momentos complicados quando o país enfrenta uma crise econômica, porque as obras param.
No entanto, a engenharia de produção nunca para. Os engenheiros de produção são buscados sempre pelas empresas para serem implementados os projetos de produção.

3 – Administrador

Outra das profissões que tem sempre emprego sobrando é a de administrador. São poucas as pessoas com qualificações para esse cargo, o que faz com que existam sempre muitas ofertas de emprego na área da administração.
Se você gosta da área do marketing, vendas, finanças e gestão, essa pode, sim, ser uma boa escolha para o seu futuro!

2 – Contador

A profissão de contador também tem crescido muito nos últimos anos. As empresas estão se modernizando, e isso fez com que a procura de contadores crescesse muito. O problema é que não existem tantos profissionais assim que sejam especializados em ciências contábeis.
Talvez porque muitos fogem aos números, e à área financeira, esta profissão está muito carente de profissionais formados.
Como as finanças de uma empresa são um dos aspectos principais, as corporações têm buscado pessoas capazes para ocupar esse cargo.

1 – Direito

A bem da verdade, a área do Direito não tem falta de profissionais. De fato, são muitas as pessoas formadas na área. No entanto, as ofertas de emprego nessa área são muitas e tem espaço para ainda mais pessoas!
Por exemplo, o direito tributário e o direito trabalhista são as duas áreas que encontram maior dificuldade em ver suas necessidades cumpridas.
No entanto, todas as áreas do Direito contratam muitos profissionais. Tratando-se de uma área essencial, há sempre lugar para você!

Concluindo:

O Brasil é um país de grandes oportunidades de emprego, especialmente se falarmos em profissões que exijam algum grau de especialização. Olhando para as necessidades atuais, podemos perceber que existe uma carência muito grande de profissionais de TI, contadores, administradores, engenheiros de produção, e profissionais da área do Direito.
Então, se está buscando uma profissão para o seu futuro, e se tem interesse por alguma dessas áreas, é um bom investimento! Siga em frente e sucesso!

OUTRAS LEITURAS



Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS