CORONAVÍRUS

Será que todos vão contrair a covid-19 em algum momento?

Por: JCS

Existem muitas dúvidas sobre a resposta imune e da duração desta proteção quando se trata do coronavírus. Alguns casos de reinfecção seguem aparecendo e a chegada da segunda onda de contágio na Europa estão afastando a hipótese de uma imunidade duradoura e coletiva. Muito provavelmente todos terão contato com o vírus da covid-19 ao menos uma vez na vida, é o que afirma Ana Karolina Barreto Marinho, especialista em alergia e imunopatologia e coordenadora do Departamento Científico de Imunização da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

“Mas só alguns desenvolverão a doença. Há pessoas jovens que também pegaram (coronavírus) e desenvolveram sintomas mais graves, embora idosos e pessoas com comorbidades sejam do grupo de risco. Então, não dá para prever quem vai ter sintomas ou não”, disse.

Uma doença sazonal

Conforme Ana Karolina Barreto, a maioria dos especialistas acreditam que a covid-19, com o passar do tempo, se tornará uma doença sazonal, assim como é a gripe. Ou seja, esta doença será mais presente em determinadas épocas ou estações do ano, como é o caso do inverno, onde ficar gripado fica muito fácil.

“Por isso a importância de termos uma vacina e também tratamentos e remédios eficazes para aqueles que venham a adoecer”, observou.

A especialista diz que mesmo que se encontre uma vacina eficaz vai proporcionar apenas a superação da pandemia, contudo, o vírus continuará presente e ativo nas comunidades.

Possivelmente, vamos ter uma ou mais vacinas eficazes, com isso vai haver o controle da pandemia. E, além disso, a população vai adquirir uma imunidade natural, esses fatores vão contribuir para a menor circulação (do vírus)”, concluiu em sua análise.

Conhecer o vírus envolve tempo

Estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) dizem que entre 65% e 70% da população deve ser infectada com o coronavírus para que a imunidade do rebanho seja alcançada, contudo, o mundo ainda está bem longe de alcançar esta taxa. Vale lembrar que esta é apenas uma estimativa feita por especialistas e precisam de mais estudos para garantir esta hipótese.

“Não sabemos qual a porcentagem da população precisaria entrar em contato com o coronavírus. Vão ser necessários anos de história para saber. Isso varia de acordo com cada infecção. No caso do sarampo taxas de 95% a 98% (de imunização) garantem que não haja circulação”, ilustrou Ana Karolina.

Com informações: Portal R7
Crédito Imagens capa: Pixabay

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

O Filme de Ação com Samuel L. Jackson e Michael Keaton que Está Explodindo na Netflix

Em “A Profissional”, uma assassina de elite vive sob identidades falsas até que seu mentor…

12 minutos ago

Japão cria bancos aquecidos para ajudar pessoas em situação de rua — e o mundo está aplaudindo!

Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…

4 dias ago

Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas?

🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…

1 semana ago

Quem viu, nunca esqueceu: o clássico dos anos 90 que traumatizou uma geração

Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…

1 semana ago

As palavras finais de Stephen Hawking sobre o destino da humanidade chocaram o mundo!

Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…

2 semanas ago

Brasileiros fazem isso sem saber — e lá fora é visto como falta de respeito!

Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…

2 semanas ago