Por: José Carlos Santos
Quanto vale a vida de uma criança? Veja a história deste homem que não mediu esforços para salvar 669 crianças condenadas ao sofrimento e provável morte.
Sir Nicholas Winton, o ser humano nobre, que durante a Segunda Guerra, conseguiu organizar o resgate de 669 crianças judias que seriam enviadas aos terríveis campos de concentração nazistas.
Winton, corretor do mercado de finanças, organizou e preparou ao todo 8 trens para transportar crianças judias da cidade de Praga, ocupada pelo exército nazista.
Em 1939, ele abandonou seu trabalho em Londres com a missão de ir a Praga e livrar da morte certeira aquelas crianças. Oito trens viajaram atravessando quatro países até o Reino unido. Ele e seus parceiros de missão conseguiram convencer funcionários na fronteira a permitirem que as crianças entrassem no país, mesmo com as documentações irregulares e incompletas.
Já em terra inglesa, Nicholas achou famílias disponíveis para cuidar dos pequenos publicando anúncios nos jornais.
Por um ato tão heroico, Sir Nicholas recebeu em 2003, o título de cavalheiro da Rainha Elizabeth. Segundo relatos de seu enteado, Stephen Watson, Winton morreu suavemente, enquanto dormia, no hospital onde ficou internado.
Ele sentiu a dor das 669 crianças que certamente morreriam, renunciou ao seu trabalho, juntou seus amigos e partiu para a sublime missão de salvar as 669 crianças, ele fez história e merece nosso respeito e admiração.
Assista ao vídeo de sua homenagem:
Dentro do Círculo acompanha quatro amigos de infância que construíram carreiras de sucesso e mantiveram…
O artista britânico Willard Wigan transformou uma simples agulha em palco para uma das obras…
Conheço Você acompanha uma família que decide contratar uma babá para cuidar do filho enquanto…
Em vez de celebridades, atletas ou influenciadores, grandes outdoors espalhados por cidades da China começaram…
Um Sonho Possível acompanha Michael Oher, um jovem que cresceu enfrentando dificuldades e sem muitas…
A famosa frase de Steve Jobs sobre o tempo ser limitado costuma aparecer em murais…