Foto: Athit Perawongmetha/Reuterse Pixabay
Mulher é condenada a 43 anos de prisão pela Justiça por INSULTAR o Rei na Tailândia
Uma ex-funcionária pública foi condenada por postar comentários críticos à monarquia no Youtube e Facebook. A pena era de 87 anos e foi ABRANDADA para 43 anos.
Tribunal de Justiça na Tailândia condenou na terça-feira (19) uma ex-funcionária pública a cumprir uma pena de 43 anos e 6 meses de prisão, o motivo foi que: ela violou a lei do país que proíbe difamar ou insultar a monarquia.
A sentença foi proferida pelo Tribunal Criminal de Bangcoc, que considerou a mulher culpada pelo insulto feito à majestade, ela discordou de algumas ações do Rei, foi às redes sociais (Facebook e Youtube) e expressou ali suas opiniões contrárias ao monarca, o tribunal entendeu que sua atitude foi um crime gravíssimo e deve cumprir a pena.
Originalmente a sentença de prisão foi de 87 anos, o tribunal resolveu abrandar a pena pela metade após a ré assumir sua culpa pelos crimes cometidos.
A ONG “Advogados Tailandeses pelos Direitos Humanos” disse que esta mulher se chama Anchan, e que ela tem 60 anos.
“O veredicto do tribunal de hoje é chocante e envia um sinal de arrepiar, de que não só as críticas à monarquia não serão toleradas, mas também serão severamente punidas”, disse o pesquisador sênior da ONG Human Rights Watch, Sunai Phasuk.
Era muito raro uma pessoa ser punida por criticar a monarquia, contudo, as coisas começaram a mudar em 2020, quando jovens manifestantes vieram às ruas pedindo reformas democráticas no país.
Com o objetivo de coibir manifestações e críticas à monarquia, as autoridades já prenderam cerca de 50 pessoas desde o final do ano, assim, o movimento está perdendo forças com as detenções, penas extensas, e restrições a reuniões públicas.
“As autoridades tailandesas estão usando as acusações lesa-majestade como último recurso em resposta ao levante democrático liderado por jovens que querem restringir os poderes do rei e mantê-lo dentro dos limites do regime constitucional”, afirmou Sunai Phasuk.
Com informações: G1
Quase todo mundo já passou por isso: você começa a cortar uma cebola e, de…
Em um mundo cada vez mais dependente de farmácias, aplicativos e hospitais, duas irmãs de…
Por décadas, a Floresta Amazônica foi chamada de “pulmão do planeta” e de escudo natural…
Em Custe o que Custar, Simon (James Nesbitt) parece ter alcançado tudo o que muitos…
Na semana do Natal, tudo funciona porque Claire faz funcionar. Horários, encontros e tradições seguem…
Você pode até achar que já sabe tudo sobre navios de cruzeiro, mas já parou…