CORONAVÍRUS

Ministério da Saúde monta programa nacional para vacinação contra a covid-19

Por: JCS

O Ministério da Saúde começou a desenvolver um plano nacional de vacinação contra a covid-19. Baseados nos avanços constantes do estudo clínico da potencial vacina da Universidade de Oxford, que está na fase III final dos testes em humanos – com pessoas em teste no Brasil-, crendo que a vacina “dará certo”, os gestores estão articulando juntamente com os responsáveis pela saúde dos Estados e Municípios uma “campanha nacional de vacina”.

Em entrevista concedida em Brasília, Eduardo Macario, diretor do Depto. De Análise em Saúde e Vigilância de Doenças, disse, na quarta-feira (29), que o SUS (Sistema Único de Saúde) está se organizando, tanto tecnologicamente quanto melhorando o sistema já existente, para fazerem uma ação conjunta entre todos os estados e municípios do país.    “ Uma campanha que vai dar, sim, essa solução para o enfrentamento à covid-19. Principalmente, protegendo toda a população brasileira”.

No início de julho, o governo já havia divulgado um acordo de produção no Brasil da vacina desenvolvida pela universidade de Oxford juntamente com a farmacêutica AstraZeneca. Eles estão desenvolvendo a vacina que tem um alto potencial imunizante, e está na fase III final de testes clínicos, sendo considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) o “mais avançado” até agora.

“Nós estamos atentos às vacinas que estão em desenvolvimento no mundo. E pelo óbvio, parece que a vacina de Oxford, a chamada vacina de Oxford, se mostra uma das vacinas mais promissoras. Esse ministério, de maneira célere, entrou numa encomenda tecnológica para comprarmos o quantitativo extremamente importante da vacina”, afirmou Arnaldo Medeiros, que é o secretário de Vigilância em Saúde.

Foi firmado um acordo com a Universidade de Oxford que tem duas etapas: O primeiro pedido tem uma parte onde o Brasil assume também os riscos da pesquisa. Assim, o país pagará pela tecnologia mesmo não tendo ou sabendo dos resultados dos ensaios clínicos finais. Na segunda etapa, se a vacina se mostrar que é segura e eficaz, será ampliado o pedido de compra.

Na fase inicial, com riscos assumidos, estão previstas 30,4 milhões de doses do imunizante, que custarão U$ 127 milhões, já incluso os custos de transferência da tecnologia e todo o processo de produção da Fiocruz, orçado em U$ 30 milhões. Desta maneira, dois lotes de vacina serão destinados à Fiocruz, cada um de 15,2 milhões de doses, devem ser entregues nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

Veja bem: Em um país que tem 210 milhões de habitantes, os dois lotes de vacinas somados, darão 30.4 milhões de vacina, o que representa 14,5 % da população, imagine se esta vacina realmente for eficaz, quem serão as pessoas que, de fato, serão vacinadas.

“Nós estamos falando de Brasil, de SUS, que nós temos capacidade e capilaridade já estabelecidas pelos inúmeros programas de vacinação que esse país já desenvolveu, apresentou e realizou. Hoje mesmo tivemos reuniões de planejamento em nossa secretaria para que, chegando a vacina, a gente possa distribuir aos lugares mais remotos dentro da estratégia de vacinação que está sendo montada no nosso país”, finalizou Arnaldo Medeiros, Secretário de Vigilância em Saúde.

Com informações: R7
Crédito Imagens: Pixabay

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Recent Posts

“Como encarar o fim de um bom relacionamento?” por Monja Coen

Monja Coen Roshi é uma monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto…

11 meses ago

Netflix: Série coreana ideal para curar um coração partido

Fonte: Adorocinema Entre todas as ofertas de séries coreanas no catálogo da Netflix, há de…

11 meses ago

Por que os relacionamentos esfriam?

Os relacionamentos, ao longo do tempo, podem passar por momentos de distanciamento e perda de…

1 ano ago

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

2 anos ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

2 anos ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

2 anos ago