Márcio Henrique na faculdade em Minas Gerais - Foto: Arquivo pessoal
Por: JCS
Nascido em Itaquera, Zona Leste, São Paulo, o jovem estudante de medicina Márcio Henrique de Jesus Oliveira, 21 anos, está com tudo preparado para estudar em Harvard, (EUA). Uma vaquinha virtual foi feita, e ele conseguiu arrecadar as doações necessárias para custear a viagem: R$ 82,1 mil
Márcio é estudante da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), MG, e recebeu um convite para acompanhar um professor de medicina da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Saldiva, por um ano em pesquisas na universidade norte americana, Harvard é uma das universidades mais conhecidas e renomadas do mundo.
Filho de um metalúrgico, Márcio sempre estudou em escolas públicas da periferia da capital paulistana.
“Não tinha perspectiva. Nunca nem tinha conhecido um médico ou engenheiro. ” No finalzinho do ensino médio, nem imaginava em ingressar em uma faculdade, contudo, sua professora de literatura lhe falou que existiam alguns cursinhos populares.
Esta dica o levou a conhecer o MedEnsina, curso oferecido pelos alunos de medicina da USP e fundado pelo Professor Paulo Saldiva. Naquele tempo, Márcio trabalhava muito e estudava, e a primeira vez que fez a prova não passou, porém se tornou amigo de um dos professores, que viu nele talento e, quis ajuda-lo custeando por um ano seus estudos em cursinho particular.
O resultado deste investimento foi que Márcio passou na UFU e hoje continua estudando com a ajuda deste professor, que contou a história de Márcio para o colega Saldiva. “O Saldiva depois me ligou e perguntou: ‘quero saber se você aceita ficar um ano comigo em Boston?’. Eu tremia todo”, disse Márcio Oliveira.
Sem olhar para as dificuldades, Márcio disse sim. Imaginava como é que ele ajuntaria dinheiro para essa viagem? Foi então que decidiu fazer uma vaquinha online, e conseguiu a meta em doações através de 686 pessoas que acreditaram nele e decidiram o ajudar, eram amigos, pessoas completamente desconhecidas, que demonstraram empatia com sua história. Márcio diz que recebe inúmeras mensagens de pessoas que se espelham em seu exemplo.
Com informações: MetroJornal
Bancos Aquecidos no Japão Estão Emocionando o Mundo — Uma Inovação Simples Que Pode Salvar…
🌧️ Só 30% conseguem sentir a chuva chegando. Será que você é uma delas? Antes…
Quando pensamos nos filmes dos anos 90, é fácil lembrar das comédias leves e histórias…
Seis anos após sua partida, as ideias de Stephen Hawking continuam mais vivas do que…
Os costumes brasileiros nem sempre caem bem no exterior. O que aqui soa simpático e…
Às vezes, não é uma grande história que emociona o mundo — é um pequeno…