Novidades

Escola cria mesa de estudo com pedal para os alunos com hiperatividade

Por: JCS

Em uma escola no Canadá, foram criadas mesas de estudo com pedal de bicicleta, assim, os alunos que têm déficit de atenção pedalem durante as aulas enquanto estudam

A escola primária Des cédres, em Laval, Canadá, inovou ao criar uma solução para ajudar crianças com déficit de atenção, permitindo que elas se concentrem mais no conteúdo das aulas. Eles simplesmente criaram uma mesa com pedal de bicicleta, o resultado final mais parece uma bicicleta/mesa ergométrica, dessa maneira o aluno pedala enquanto estuda.

Foi o que afirmou o ortopédólogo Mario Leroux, que teve a ideia inicial: “Um dos maiores problemas nas escolas é o déficit de atenção. Há estudantes que sempre precisam se movimentar. Mas muitas vezes isso perturba as aulas. Então, eu comecei a procurar por algo que lhes permitisse render em sala de aula enquanto se movimentam, sem perturbar o grupo”.

PHOTO LE JOURNAL DE MONTRÉAL, PIERRE-PAUL POULIN

Ele fez uma pesquisa que aportava para suportes para bicicletas, que foram projetadas por uma empresa norte-americana. Recebeu uma doação, então comprou quatro bicicletas ao custo de US$1.000 cada (aproximadamente R$ 4.400,00).

As mesas/bicicletas foram montadas por alguns dias nas classes do 3º ao 5º ano. Os alunos com hiperatividade foram convidados a pedalar durante quinze minutos por vez.

“Há pelo menos 10% dos estudantes que precisam se movimentar durante a aula, seja por déficit de atenção ou por outros motivos”, afirmou Leroux.

Depois de alguns dias de testes, a professora Monique Rizk definiu o experimento como uma “ferramenta interessante” que beneficia os alunos com hiperatividade. “Vale a pena em uma aula como a minha, onde há muitos garotos que precisam se movimentar constantemente”, afirmou.

Ela notou que os alunos que participaram do experimento, conseguiram se concentrar bem mais ao pedalarem enquanto estudavam, e observou: “Um deles passava o dia em uma bicicleta de mesa! ”, disse a professora do 5º ano.

Melhora o foco

A dra. Annick Vincent, que é uma especialista em déficit de atenção, projeta que “será interessante ver os impactos de tal iniciativa”.

O aprendizado melhorou, tanto que a professora Cristiane percebeu que, desde que a carteira chegou, seu aluno Vitor conseguiu se desenvolver melhor dentro da sala de aula, tendo um maior nível de concentração. O resultado disto é que Vitor melhorou o seu rendimento dentro da sala de aula sem que fosse necessário recorrer a medicamentos.

“As crianças hiperativas se concentram melhor quando conseguem manter um certo nível de atividade motora. Apoiar os alunos com ferramentas adaptadas às suas necessidades é essencial”, concluiu.

Joel Monzée, doutor em neurociência e psicoterapeuta afirma que esta é uma iniciativa “muito interessante”, que pode representar uma alternativa ao uso de medicamentos.
“Como o medicamento não cura, a criança permanece com o mesmo problema. São necessárias ferramentas para a criança aprender a gerenciar seu problema de atenção ”, disse.

Com informações: Journal de Montreal

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Share
Published by
Sensível Mente

Recent Posts

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

9 meses ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

9 meses ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

9 meses ago

Você está feliz? A primeira coisa que você vê na imagem pode lhe dar uma resposta

Por: Roberta Freitas Quantos de vocês gostam de se desafiar com testes visuais e jogos…

9 meses ago

Jovem trabalhou colhendo uvas para pagar a faculdade e foi contratado por uma multinacional

Conheça a história inspiradora de Joel, um verdadeiro guerreiro argentino que nunca perdeu a fé…

9 meses ago

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire Neste trecho da palestra de Paulo Freire para…

9 meses ago