Notícias

Artistas holandeses pintam estante gigante em um prédio de apartamentos com os livros favoritos dos moradores

Enquanto muitos artistas de rua escolhem prédios abandonados e trilhos de trem antigos como telas para suas obras de arte explosivas, o artista de rua holandês Jan Is De Man escolhe seguir outra rota – realizando animadas pinturas em 3D para as comunidades locais que desejam se conectar. Ele pretende criar projetos ‘onde todos possam se identificar’, solicitando o envolvimento dos moradores ‘que o contratam. O presente mais recente de Jan Is De Man para um bairro – uma extravagante estante de parede trompe l’oeil de três andares em um prédio de apartamentos em Utrecht, na Holanda. O artista foi auxiliado pelo colega artista de rua Deef Feed , que, ele disse ao Bored Panda , havia trabalhado em algumas outras peças de arte de rua com ele e é o co-proprietário de sua loja de tatuagens.“Tatuagens Blackbook” no centro de Utrecht.

Os artistas de rua Jan Is De Man e Deef Feed se uniram para criar um mural literário para um bairro em Utrecht, Holanda

Créditos da imagem: janisdeman

A localização do mural 3D veio antes do conceito, disse Jan Is De Man: “Conheço as pessoas que moram no térreo muito bem. Eles querem um mural na minha mão há um tempo. Eles também queriam me deixar livre no meu design, desde que isso traga algo de positivo para a vizinhança. A primeira idéia foi pintar um smiley. Um enorme sorriso. Porque acredito que as pessoas ficam mais felizes quando vêem um sorriso todos os dias. Mas essa idéia não parecia completa e parecia muito simples. ”

Créditos da imagem: janisdeman

Depois de estudar sua tela, ele teve a idéia de um mural de l’oeil – “ilusões visuais na arte, especialmente usadas para enganar os olhos na percepção de um detalhe pintado como um objeto tridimensional”. Ele disse: “Estudei a forma da casa e o local onde ela fica, e de repente a idéia de fazer uma enorme estante de livros me atingiu. Adoro fazer ilusões de arte 3D nas paredes e gosto de ver sorrisos no rosto das pessoas e essa ideia (pensei enquanto isso) poderia reunir tudo isso. ”

 

 

Parte do conceito de arte de rua em 3D era envolver os moradores no processo artístico: “Entramos na comunidade pedindo às pessoas seus livros favoritos e conseguimos juntar oito idiomas e culturas no mesmo conceito. Todos, todas as idades, todas as culturas, todas as línguas eram bem-vindas. A única regra que estabeleci para participar desse projeto de arte foi: sem livros de política e sem livros religiosos. Além disso, todos os títulos de livros foram bem-vindos. ”

Créditos da imagem: maria_postema
Créditos da imagem: natiinspire

 

Jan Is De Man e Deef Feed levaram uma semana trabalhando em tempo integral para levar a idéia do papel para a parede do prédio. Ele disse que a parte mais desafiadora foi o planejamento inicial do conceito: “acho que na maioria das vezes a parte mais difícil é obter o conceito certo, que se encaixa na parede, que se encaixa no bairro. mas quando você teve a idéia certa, não há muita dificuldade. ”

 

Créditos da imagem: elly.colen

 

Créditos da imagem: natiinspire

Eles conseguiram capturar o espírito dos moradores e dos artistas com uma variedade de seus livros favoritos. Quando perguntado quais são seus títulos favoritos na prateleira gigante, ele respondeu: “Gosto muito do” curioso incidente do cachorro durante a noite “, escrito por Mark Haddon e, claro, da Playboy”.

Créditos de imagem: Google Maps

 

Desde que o mural foi revelado, tornou-se não apenas uma fonte artística para reunir os vizinhos, mas também para as pessoas que param para visitar para uma selfie literária. “O bairro onde esse trabalho foi realizado está cheio de culturas diferentes. E notei que esse projeto reuniu (e esperamos que, enquanto durar) as pessoas juntas sem forçá-lo. Eles se conhecem através de livros. Independentemente das diferenças de cultura, independentemente das diferenças de ponto de vista político. Independentemente de ser extrema direita ou extrema esquerda. ”

 

Créditos da imagem: maria_postema

Então, o que vem a seguir para esse muralista? “Há muitas coisas por vir, mas não gosto de contar planos, porque acredito que, se você contar aos seus planos, eles não funcionam. Parece brega, mas no final, as ações falam mais alto que as palavras. Bem, mal podemos esperar para ver o que ele cria.

Créditos da imagem: handhavingutrecht

Texto traduzido e adaptado de: BoredPanda

 

Sensível Mente

Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

Share
Published by
Sensível Mente

Recent Posts

07 filmes e séries em alta para ver no fim de semana – Netflix

E aí, pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim, porque hoje eu tenho uma…

9 meses ago

Ratinho brinca com a mãe de 82 anos: “A senhora vai me quebrar”

Foto:instagram O apresentador Ratinho mostrou um pouco da sua intimidade com seus fãs do Instagram…

9 meses ago

Confeiteira viraliza ao se negar a fazer bolo de graça em Anápolis/GO.

CLIENTE NEM SEMPRE TEM A RAZÃO !  Dayane Silva, uma confeiteira de 29 anos, foi…

9 meses ago

Você está feliz? A primeira coisa que você vê na imagem pode lhe dar uma resposta

Por: Roberta Freitas Quantos de vocês gostam de se desafiar com testes visuais e jogos…

9 meses ago

Jovem trabalhou colhendo uvas para pagar a faculdade e foi contratado por uma multinacional

Conheça a história inspiradora de Joel, um verdadeiro guerreiro argentino que nunca perdeu a fé…

9 meses ago

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire

“Cuidado demais gera filhos irresponsáveis” Paulo Freire Neste trecho da palestra de Paulo Freire para…

10 meses ago