Por: José Carlos Santos

Sr.Valdir superou a pobreza e a enfermidade de sua esposa e conquistou seu diploma universitário.

Sabe aquelas histórias de vida que são um incentivo para decidirmos superar nossos obstáculos? Sr. Valdir, de família pobre, desde cedo trabalhando duro para prover seu sustento (Trabalhou em lapidação, gráfica, motorista e carregador), Valdir de Lima é aquele trabalhador que pensou na família e não teve tempo de estudar, por isso, manteve-se analfabeto até os 65 anos de idade.

Mesmo assim apaixonou-se pela carreira de História. “ Foram minha mulher e meus filhos que me ajudaram a ler. Comprava jornais, revistas e livros e ficava encantado com a historia das pessoas, dos lugares”, conclui. Foi aprendendo aos poucos com as aulas do Telecurso 2000. “Sou um autodidata”, conta com orgulho.

Sonhava mais ainda com o curso de história. Fez o ensino médio e por último, ingressou no curso de História na Universidade Estácio de Sá. Durante 8 anos dividiu o tempo entre as aulas da universidade e o quarto de hospital onde sua mulher estava internada. Após perder um rim ela acabou por falecer, depois de conviverem por 56 anos juntos. Mesmo tendo perdido sua principal incentivadora, Sr. Valdir continuou o curso.

Sr. Valdir conseguiu se formar aos 79 anos, sob aplausos dos colegas mais jovens. “Levantar aquele canudo foi libertador”, disse com grande emoção.

O caso de Sr. Valdir inspirou à diretoria da Estácio a criação de alfabetização e letramento de jovens, adultos e idosos de áreas carentes do Rio de Janeiro. O projeto piloto está sendo posto em prática em três unidades: São Gonçalo, em Irajá, e Queimados. As aulas terão duração de 4 meses, com três aulas semanais, cada uma com duração de duas horas. O planejamento feito pela Estácio prevê que os alunos discutam sobre temas do dia a dia deles. Além de ler e escrever, os alunos do projeto vão aprender matemática com os problemas que enfrentam diariamente.

Um exemplo de conquista da cidadania!


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS