Por: Redação Sensível MENTE

Ao passar dos dias me convenço de que “O corpo humano foi planejado para movimentar-se”, e realmente, a falta do exercício só acumula prejuízos e dores ao corpo humano.

Recentemente, na fila de espera para ser atendido por um ortopedista, como ele atendia com a porta quase aberta, pude ouvir a conversa do paciente com o médico, era mais ou menos assim: Doutor, estou com dor aqui, alí e acolá… o médico perguntou, qual a sua idade, ele respondeu 25 anos, observando a pouca idade do paciente, e seu aspecto físico de “acabado”, prontamente disse, “Vai para uma academia se exercitar, você está muito novinho pra ter essas dores nas costas, isso é coisa de idoso que não se movimenta”, o detalhe é que esse médico era o mais querido por todos os paciente que ele atendia.

Nunca me esqueci do que ele disse ao paciente, comecei e me questionar se realmente parte das dores que sentia, não eram mesmo por falta de movimento, no outro dia saí de casa as 6:00 hs da manhã para caminhar, e de lá pra cá, minha vida se transformou radicalmente, “aquela consulta” que ouvi mudou a minha forma de pensar sobre a saúde do meu corpo e a necessidade de fornecer movimentos a ele.

Por isso digo que, caminhar não precisa de treino, talento e nem preparo físico para iniciar. Se você andar de forma moderada, não sobrecarregará seu coração. O mais interessante é que não custa nada, e você vai em pouco tempo perceber várias vantagens conforme abaixo:

Emagrece
A universidade de Ohio, Estados Unidos, concluiu que após 6 meses de caminhada um grupo feminino perdeu 10% do peso que tinham quando iniciaram o programa. Eu por exemplo, emagreci 15% em 6 meses.

Relaxa
Após caminhar, você tem uma sensação de felicidade e calma. Pesquisa americana mostrou que a caminhada diminui os sintomas clínicos em pacientes com quadro moderado de depressão.

Aumenta a capacidade de sono
Universidade do Arizona, Estados Unidos, mostrou que mulheres que fazem atividade física regular com intensidade média, pegam no sono rapidamente e acordam menos à noite, olhe só que resultado bom.

Melhora a circulação sanguínea
Ela aumenta a circulação sanguínea e expande os vasos, ajudando a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Os vasos capilares, artérias e veias conseguem levar oxigênio mais facilmente a todas as partes do corpo, evitando várias doenças.

Um pulmão bem eficiente
A caminhada permite que as trocas gasosas entre o pulmão e o meio ambiente aumentem consideravelmente, e fazendo com que o órgão libere mais impurezas.

Cérebro mais saudável
A universidade de British Columbia, divulgou um estudo em 2014, que exercícios físicos regulares, exemplo da caminhada, aumentam a área do hipocampo, região do cérebro envolvido no aprendizado e na memorização. Ou seja, a caminhada pode retardar os efeitos da velhice sobre o cérebro e a memória, ajudando a mente a se manter saudável por mais tempo.

Aumenta a Disposição
Caminha aumenta a produção de adrenalina, substância estimulante que ajuda a despertar e a se manter mais atento. Assim sendo, espanta a sonolência e aumenta a disposição para fazer outras tarefas.

Aumenta a felicidade
Isso mesmo, a endorfina, produzida durante as atividades física, ajuda a dar a sensação de bem-estar. Entre vários benefícios, a endorfina aumenta o bom humor, ajuda na prevenção e controle da depressão, além de auxiliar a manutenção da boa memória e trazer benefícios positivos ao sistema imunológico.

Então, reinvente-se, é fácil começar, pegue seu tênis e caminhe, ande, ande, de preferência em locais arborizados, mexa-se e tenha saúde física e mental turbinadas.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS