Por: José Carlos dos Santos

“O homem tem três caminhos para agir sabiamente:
o primeiro, a meditação, é o mais nobre;
o segundo é a imitação, o caminho mais fácil;
o terceiro é a experiência, esse é o mais amargo.”
(Confúcio)

“ … O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar obstáculos …”
(Lao Tzu)

“Não importa o quanto você vá devagar desde que não pare.”
(Confúcio)

O primeiro diz respeito a como você pode adquirir sabedoria, produto este difícil de se achar nos dias de hoje, a sabedoria é diferente de ter acúmulo de conhecimento, é como coloco os conhecimentos na prática para me beneficiar, uns copiam dos outros, outros passam muito tempo apanhando da vida para aprender alguma coisa, e, as vezes aprendem tarde de mais. A nobreza do saber vem com o pensar, refletir, raciocinar, tirar conclusões e assim ter uma forma de agir inteligente.

O segundo fala da sabedoria da água, que mesmo tendo pedras como obstáculos em seu caminho, contorna todas e seu fluxo acaba chegando no mar. Quantos de nós não nos lamentamos hoje por termos desistido de projetos em nossas vidas quando enfrentamos certos obstáculos? hoje nos lamentamos dizendo: Ah se eu tivesse continuado, ah se eu tivesse poupado, ah se eu tivesse estudado….já teria conseguido aquilo que tanto desejei, e hoje apenas olho o que os outros conseguiram.

O terceiro por mais simples que pareça, fala da paciência em continuar, da perseverança para manter e não desistir dos objetivos, o importante é continuar.

Quanto você investe na sua saúde mental, aprende que tudo começa em sua própria mente, e sabemos que o pensamento domina todas as boas e más coisas da vida.

Que tal investirmos em nossa saúde mental para mudarmos nossas vidas?


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS