Hoje vivemos com nossas atenções geralmente voltadas para a vida profissional, sucesso e crescimento financeiro, motivados por aquela ideia, “quanto mais eu tiver mais eu poderei ser feliz”. Esse corre-corre exige demasiadamente das nossas emoções, explodimos por pouco, pois o sucesso depende de muito foco e dedicação, por conta disso, nos esquecemos da nossa qualidade de vida e do bem-estar.

É comum nosso corpo e saúde reagir com algumas doenças, como forma de dizer que algo em nossa vidas emocional não está funcionando bem. As doenças mais comuns hoje em dia são: o estresse, ansiedade e outra também é o “Vitiligo”, que é caracterizada por manchas brancas na pele, provocando assim uma descoloração. É uma forma de descarregar no próprio corpo as energias negativas e toxicas no formato de “doenças”.

O que mais nos inquieta é a preocupação de como conseguirmos equilibrar as emoções dentro de nossa vida pessoal e profissional, precisamos desta resposta e domínio para melhorar nossa qualidade de vida. Acreditamos que alguns passos são importantes para dominarmos essa energia emocional dentro de nós e sermos pessoas mais equilibradas, para tanto algumas atitudes são necessárias para o autocontrole:

Respire fundo e pense antes de tomar decisões
O estressado age por impulso, e geralmente a emoção é o motor da ação. O pensamento deve dominar todas as ações e emoções, e depois de avaliar e julgar com calma cada situação você deve tomar a atitude mais adequada para a situação, conte até 10 devagar e pense, com certeza a melhor resposta virá. Essa forma de agir e pensar se consegue com meditação, mas pensar antes de agir, frear o ímpeto é o nosso grande desafio.

Procure perceber e sentir o que impulsiona seu sentimento
As vezes nossas emoções são respostas a pressões desleais de resultados, e exigimos demais de nós, não nos permitindo errarmos e, como resultado, agredimos os outros verbalmente, não lhes respeitamos, e podemos ser capazes de faltarmos com a devida ética. Isto é muito comum no meio comercial, onde vendedores tão pressionados por resultados e comissões, querem tudo tão rápido que destratam as pessoas que fazem parte do processo de vendas, e querendo atender “todos” clientes que entram na loja, passam por cima de pequenos valores éticos, os quais quando respeitados, fazem com que a equipe tenha harmonia. Temos que filtrar os verdadeiros sentimentos que nos motivam a agir.

Seja positivo, crie um pensar positivo
Pensar positivo tem a ver com aquela mentalidade que antecipadamente diz que a situação vai dar certo, ele diante das situações sempre encontra uma alternativa, as vezes até simples que pode resolver o problema. Essa forma de pensar sempre aumenta as chances “da coisa dar certo”, há uma frase muito utilizada nos sites de auto ajuda: “ O pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza”. Quando a pessoa tem a vida mental organizada, geralmente as coisas acontecem dessa forma, as possibilidades são criadas no pensamento, atraídas à realidade pela emoção e uma força forte direciona pensamentos e emoções para a realização de seus propósitos.

Cremos que o sucesso do controle emocional vem de termos consciência de nossas limitações e da ação inquietante para nos mudarmos a cada dia, para tanto, o controle tem que acontecer pela nossa razão que analisa tudo, a emoção nos dá energia necessária para irmos ao encontro da solução, ou seja, a rota é essa: Pensar, sentir e agir.


OUTRAS LEITURAS


Sensível Mente
Revista de opinião e entretenimento, sobre temas relacionados ao equilíbrio entre mente corpo e espiritualidade.

COMENTÁRIOS